Notícias

home » notícias

2 de Abril de 2018 às 08:42

Sindicato realiza 5ª edição do curso de Paternidade Responsável


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Mais 12 pais bancários sindicalizados receberam, na terça-feira (27), o certificado do curso de Paternidade Responsável, promovido pelo Sindicato. Esse documento é uma exigência para que o trabalhador possa usufruir a licença-paternidade no período de 20 dias (antes era de 5 dias), uma conquista da categoria bancária.

Os participantes desta quinta edição avaliaram o curso como excelente. Também participaram sete mamães que vieram prestigiar seus companheiros para que eles possam ter uma maior aproximação com o recém-nascido e, consequentemente, desenvolver os vínculos afetivos com o bebê e ajudá-las nas tarefas rotineiras com a criança, como trocar fraldas e dar banho.

Enfermeiras do SUS tiraram dúvidas e deram dicas práticas no cuidado com os bebês e com as mamães, antes e depois do parto. A presença dessas profissionais de saúde no curso é fruto da parceria entre o Sindicato e o SUS - Posto de Saúde nº 8 (514/515 Sul).

Troca de experiências

“Além de ser uma grande oportunidade para que os futuros papais possam acompanhar e participar dos anseios e angústias da parceira e deles mesmos ao longo da gestação, do parto e pós-parto, eles trocam experiências e se conscientizam da importância de colaborar e atuar de forma mais efetiva nos cuidados com o bebê”, observa a secretária de Formação do Sindicato, Teresa Cristina, lembrando que a mulher fica muito sobrecarregada após o nascimento da criança e nessa hora é fundamental o apoio do companheiro.

Regras

Para ter direito à ampliação da licença-paternidade, prevista na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, é necessário que o trabalhador faça o curso na plataforma online, participe da palestra realizada na sede do Sindicato e apresente o certificado do curso ao banco.
Também é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. A regra também vale para os casos de adoção, inclusive para casais de bancários homoafetivos.

Curso

Gratuito e disponível para todos os bancários sindicalizados, o curso é feito em duas partes. A primeira é auto-instrucional e a segunda consiste numa palestra do Sindicato. São nove unidades com carga horária de 12 horas.
Os conteúdos abordados envolvem o papel do homem na sociedade contemporânea, aspectos psicológicos e legais da paternidade e educação para igualdade, além de questões práticas. Ao final é entregue o certificado de conclusão.

Para se inscrever no curso, clique aqui.

Mariluce Fernandes

Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas