Notícias

home » notícias

23 de Agosto de 2018 às 15:57

Sindicato protesta e atrasa abertura de agências em Várzea Grande MT


Cuiabá MT - Os bancários de todo o país continuam fazendo pressão para cobrar da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) uma proposta global que garanta o emprego e os direitos conquistados pela categoria, prometida pelos desde 1º de agosto. 

Seguindo a orientação do Comando Nacional dos Bancários, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), retardou por uma hora a abertura das agências do Bradesco, Itáu e Santander, localizadas em localizadas na Avenida Couto Magalhães, ao lado da Praça Aquidabam, em Várzea Grande. As três agências só abriram depois do meio dia.

Os diretores do sindicato dialogaram com os bancários e clientes sobre o impasse da Campanha Nacional  2018. Depois de oito rodadas de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, os bancos apresentaram uma proposta insuficiente de  0,5% de ganho real, com retirada de direitos, como cortar PLR de gestantes e bancários afastados por adoecimento, além de acabar com pagamento de gratificação de função e salário substituto. 

De acordo com o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, membro do Comando Nacional dos Bancários, que está em São Paulo, participando das negociações desde ontem, vivemos um momento complicado de negociação, pois os banqueiros amparados pela reforma trabalhista querem retirar direitos. 
 
“Queremos uma proposta decente que corresponda com o lucro que os bancários e clientes garante aos banco, queremos um ganho  real”, completou o presidente do Seeb/MT, lembrando que só no primeiro semestre deste ano, o Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco  e Santander , juntos, ganharam R$ 41,9 bilhões, alta de 17,8% se comparado ao mesmo período de 2017.

Bancos Públicos

As negociações específicas dos bancos públicos, Caixa e Banco do Brasil, também estão acontecendo nesta quinta-feira. Depois de oito negociações sem muitos avanços, os bancários reivindicam a solução da campanha e reforçam que não há acordo sem a manutenção do ACT, com garantia dos planos de saúde e da PLR Social.

Fonte: SEEB/Mato Grosso

 

Notícias Relacionadas