Notícias

home » notícias

9 de Julho de 2019 às 15:23

Sindicato promove curso de formação sindical para nova gestão


Crédito: Reginaldo de Oliveira - MSC

Campo Grande MS - No último sábado, dia 6 de julho, o sindicato promoveu um curso de formação sindical para a nova gestão Bancários em Ação, responsável pelo mandato do SEEBCG-MS de 2019 a 2023. O encontro aconteceu no Hotel Buriti e durou todo o dia. O curso contou ainda com a presença de representantes do Sindicato dos Bancários de Dourados e região.

O secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT, Roberto Von der Osten, foi o responsável pelo curso de formação sindical para todos os diretores. Para a presidente do sindicato, Neide Rodrigues, o curso vai ser extremamente importante para os debates e encontros nacionais que já começam no fim de julho, mas que a diretoria pretende dar outros cursos com enfoques mais profundos nos próximos meses.

“Nós nos preocupamos em fazer esse curso logo no início do mandato porque é importante que tenhamos ainda mais conhecimento do que é ser sindicalista. Há novos dirigentes que participam pela primeira vez do sindicato, então também é importante dar esse curso de formação para todos. Já temos o início de um calendário para a Conferência Nacional e queremos que todos estejam preparados para esse debate e os enfrentamentos que temos pela frente”, afirmou.

 

Entre os assuntos abordados, Von der Osten passou pelas definições históricas do que é um sindicato até os dias atuais e ainda falou sobre as lutas e conquistas dos trabalhadores, o papel do dirigente sindical e o novo modelo do mercado de trabalho.

Segundo o palestrante, as rápidas transformações exigem novos conceitos e novos modelos de representação sindical. Alguns fatores como a concentração de recursos, a inteligência artificial, a formação técnica e a transformação demográfica aceleram essas transformações.

Ao final da palestra, Von der Osten levou para o debate o questionamento “Quem e como os sindicatos vão representar daqui para a frente?”.

Para Roberto, o mundo do trabalho está se transformando rapidamente e é necessário que os sindicatos estejam cada vez mais atualizados para seguir com a luta em prol do trabalhador.

“O sindicato que temos hoje não pode mais ser aquele antigo sindicato, nessa perspectiva é fundamental ter uma formação, debater, repensar o mundo sindical para que ele continue sendo efetivo para organizar os trabalhadores e para que eles resistam às transformações. Não na perspectiva de ser contra as transformações, mas na intenção de cobrar como cada organização do trabalho vai se colocar para que a gente não fique em segundo plano. O que interessa para o mundo não é o PIB e sim as pessoas e para elas é que o sindicato existe”, destacou Von der Osten.

Eleição dos Delegados

Ainda no sábado, os diretores fizeram a votação dos delegados que irão participar da 21ª Conferência Nacional dos Bancários, do 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e do 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa – CONECEF. Os congressos são os principais fóruns de debates e deliberações dos bancários e reúnem representantes de todo o país nos próximos dias.

Foram eleitos os diretores Neide Rodrigues, Rubens Jorge Alencar, José dos Santos Brito, Luciana Rodrigues e Leila Cristina de Oliveira para a Conferência dos Bancários; os diretores Rubens Jorge Alencar e Luciana Rodrigues para o Congresso do BB e os diretores Larte Romero e Maíra Martins para o CONECEF. Confira as fotos da Eleição de Delegados.

Por: Daiana Porto/Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação

 


Notícias Relacionadas