Notícias

home » notícias

20 de Abril de 2018 às 09:40

Sindicato participa de audiência em ação sobre rebaixamento de gerentes do BRB


Crédito: Reprodução

Brasília - O Sindicato dos Bancários de Brasília participou nesta terça-feira (17) de audiência de instrução da ação que move contra o BRB pelo rebaixamento arbitrário dos gerentes de Negócio da instituição. Foi marcada para 15 de maio a audiência de encerramento da instrução em decorrência da iminente negociação parcial sobre a demanda que será homologada em juízo.

O rebaixamento dos gerentes de Negócios se deu por causa da mudança de porte de agências. A partir do momento em que tomou conhecimento das mudanças equivocadas que o BRB pretendia tomar, o Sindicato alertou o banco sobre os problemas que seriam gerados em consequência da medida e das irregularidades nela contidas, informando, ainda, que isso constituía um erro grosseiro do ponto de vista de gestão de Pessoal e com repercussões jurídicas, até por ignorar o PCCR.

Proposta de acordo

A proposta de acordo conseguida pelo Sindicato junto ao BRB foi de que os gerentes de Negócios que recebiam a GCE (Gratificação de Caráter Especial) terão essa verba de volta aos seus contracheques, recebendo ainda o retroativo referente ao período durante o qual deixaram de receber. Também ficou assegurado que essa verba, tanto dos que a receberão de volta quanto daqueles que ainda não a tiveram suprimida, não sofrerão sua perda quando do eventual rebaixamento de porte das agências. A proposta foi aprovada em assembleia com os gerentes de Negócios no dia 29 de março.

Retroativo da GCE

O Sindicato tem cobrado retorno da minuta do acordo para assinatura e que o pagamento seja feito em conformidade com o acordado, ou seja, dentro do mês de abril.

Importante ressaltar que o Sindicato se opõe à medida de se rebaixar os gerentes quando do rebaixamento da agência.

Ação prossegue

A ação continuará nas demais questões pendentes, buscando por intermédio de sentença judicial revogar o modelo praticado pelo BRB, de rebaixamentos da condição dos gerentes de Negócios em função da queda de porte da unidade de Negócios.

Para Cristiano Severo, funcionário do BRB e secretário-geral do Sindicato, o acordo é um importante avanço, até por assegurar essa importante parcela salarial aos gerentes. Para Severo, o banco poderia avançar mais, restabelecendo o GCE de outras pessoas e retirando o modelo que condiciona a função ao porte da agência.

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas