Notícias

home » notícias

11 de Setembro de 2020 às 06:46

Sindicato participa de assembleia solidária e vai repassar doações do programa “Quem tem fome tem pressa” aos trabalhadores dos Correios


Mais uma vez, o Sindicato presta solidariedade aos trabalhadores dos Correios. Nesta sexta-feira (11), dia nacional de luta em defesa da estatal e de apoio à greve dos trabalhadores, o Sintect/DF realizará uma assembleia solidária, a partir das 9h30, em frente à sede da empresa, no SBN, com o objetivo de recolher doações de alimentos não perecíveis para montagem de cestas básicas a serem distribuídas à categoria. O Sindicato participa desta ação por meio do projeto “Quem tem fome tem pressa”, desenvolvido pelo Comitê de Solidariedade Bancária de Combate ao Coronavírus da entidade. Todas as doações arrecadadas pelo programa entre esta quinta-feira (10) e domingo (13) serão repassadas aos trabalhadores dos Correios.

Antes mesmo do julgamento da greve na Justiça do Trabalho, agendado para o dia 21, a direção dos Correios cortou os salários dos trabalhadores e trabalhadoras que lutam pela manutenção de seus direitos.

Desde o início da greve, deflagrada no dia 17 de agosto, o Sindicato vem manifestando apoio ao movimento dos trabalhadores dos Correios. Na luta pelos direitos conquistados e contra a privatização da estatal, a categoria vem realizando diversos atos em todo o país, além de ocupar vários centros de operações.

Contra retirada de direitos

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (Sintect/DF) esclarece que os funcionários cruzaram os braços contra os terríveis ataques que a direção da empresa, a mando do governo federal, está fazendo contra a categoria, com a retirada de 70 cláusulas da Convenção Coletiva da categoria, o que pode gerar uma perda salarial de até 43%.

O Sintect/DF destaca a importância da estatal para os funcionários, e principalmente para a população que ficará bastante prejudicada com a possibilidade de uma privatização. E lembra que os Correios é uma empresa de grande relevância no papel social do país e que em meio à pandemia teve papel decisivo, com a responsabilidade de entregar equipamentos hospitalares como respiradores e testes, entre outros.

Abaixo, mensagem do presidente do Sindicato, Kleytton Morais:

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas