Notícias

home » notícias

25 de Junho de 2018 às 09:47

Sindicato lança Campanha Nacional dos Bancários na região de Jardim


Crédito: SEEB/CGMS

Campo Grande MS - No último sábado (dia 23), os diretores do SEEBCG-MS visitaram a cidade de Jardim para realizar o lançamento da Campanha Nacional dos Bancários 2018. Com a presença dos dirigentes sindicais Francisco Carvalho (Bradesco), Rubens Jorge Alencar (BB), Gisele Barros (Bradesco), Luciana Rodrigues (BB), Neide Rodrigues (Bradesco), Darlan Cruz (Santander), Valdecy de Souza (Caixa), Orlando de Almeida Filho (BB) e o presidente Edvaldo Barros (Itaú), os bancários da região puderam dialogar sobre o momento político e econômico do país e as dificuldades da campanha deste ano.

O presidente do SEEBCG-MS, Edvaldo Barros, reafirmou o compromisso do sindicato em dialogar com a base, principalmente, neste momento de ataques aos direitos dos trabalhadores e o início da campanha dos bancários. “Os trabalhadores já estão amargando prejuízos com a reforma trabalhista. E para piorar, no dia 31 de agosto, quando vence nossa convenção, nossos direitos estão em risco. Direitos conquistados ao longo de anos, como o auxílio-creche, licenças maternidade e paternidade, vales alimentação e refeição, entre outros. Estamos temerosos que os bancos retirem nossos direitos já a partir de 1º de setembro, mas para reverter isso, precisamos mostrar unidade da categoria”, comentou. Edvaldo informou ainda que a primeira rodada de negociação com a Fenaban será no dia 28 de junho.

 

Para o diretor regional do sindicato na região de Jardim, Valdecy Martins de Souza, que é funcionário da Caixa, os bancários estão conscientes quanto a necessidade de união da categoria: “É muito importante ter esta aproximação do sindicato com os bancários do interior, porque a nossa campanha salarial vai ser atípica, principalmente, por causa dos ataques recentes aos trabalhadores, como a reforma trabalhista. Mais do que nunca, é preciso unir os bancários para conseguir manter os nossos direitos e, como em todas as outras campanhas, conseguir mais garantias”, ressaltou Valdecy.

A secretária de Finanças do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, também reafirmou a necessidade de união dos bancários. “Neste momento de transformação que estamos vivendo, com essa reforma trabalhista, tudo mudou. A campanha salarial deste ano será difícil e somente com a unidade da categoria conseguiremos avanço e uma vitória”.

 

Entre os pontos centrais da Campanha Nacional dos Bancários 2018, está a defesa dos bancos públicos. Além do sucateamento da Caixa e do Banco do Brasil, o governo federal também está estabelecendo uma série de mudanças piorando os planos de saúde. O secretário de Assuntos Jurídicos do sindicato, Orlando de Almeida Filho, que é funcionário do BB, comentou que a direção do banco apresentou propostas de alterações que quebram o princípio de gestão de paridade da Cassi, entre outros prejuízos aos bancários. “O Banco do Brasil quer mudar a estrutura organizacional e incluir agentes de mercado alheios aos interesses dos bancários e implantar o voto de minerva favorável ao patronato. Ainda não avançamos quanto a uma proposta unificada, mas estamos discutimos e elaborando uma nova proposta que possa garantir a sustentabilidade a nossa caixa de assistência”, esclareceu.

A pauta de reivindicações da categoria já está nas mãos da Fenaban. Além da manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos Bancários, a pauta de reivindicações prevê reajuste da inflação mais aumento real de 5% para salários e demais verbas; e cláusula garantindo que as novas modalidades de jornada e contratações da nova lei trabalhista só poderão ser feitas por meio de negociação com o Comando Nacional dos Bancários.

 

Para saber do andamento das negociações da campanha, o diretor de Comunicação e Imprensa do sindicato, Rubens Jorge Alencar, disse que os bancários podem acessar o site e as redes sociais da entidade. “Atualizamos diariamente o nosso site com notícias nacionais e regionais. Só podemos tomar decisões com convicção, se tivermos bem informados.”, finalizou.

 

Fonte: SEEB/Campo Grande MS

 

 

Notícias Relacionadas