Notícias

home » notícias

18 de Setembro de 2020 às 18:11

Sindicato homenageia Jacy Afonso pelos seus 40 anos de sindicalismo, celebrados nesta quinta (17)


Há exatos 40 anos, Jacy Afonso de Melo assumia um compromisso na luta de classes no Brasil, ao assinar uma ficha de sindicalização. Desde então, a trajetória de lutas desse aguerrido sindicalista vem sendo marcada por muitos desafios e conquistas, com a sua forte atuação no movimento sindical em defesa dos interesses dos trabalhadores e no combate às injustiças.

Aos 18 anos de idade, Jacy ingressou no Banco do Brasil. Em 1977, ele foi admitido por meio de concurso público como office boy, e em 1980 assumiu a função de escriturário, novamente concursado. A partir daí, a sua vida mudou completamente. E ele iniciou a construção de um currículo extenso e brilhante, especialmente no movimento sindical, onde mais atuou.

Presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília na gestão de 2004 a 2007, Jacy Afonso foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT/DF), onde exerceu vários cargos da diretoria, entre eles a de presidente, entre 1991 e 1994. Foi também um dos fundadores da Articulação Sindical, a corrente majoritária da CUT.

Na CUT Nacional, exerceu dois mandatos consecutivos na Secretaria de Administração e Finanças, e posteriormente na Secretaria de Organização. Também foi membro do Conselho Curador do FGTS, do Comitê Gestor do Fundo de Investimento do FGTS e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), além de vice-presidente do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Atualmente, Jacy Afonso é diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e presidente do PT/DF.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas