Este texto foi solicitado pelo Sindicato dos Bancários de Brasília e pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) ao consultor econômico e previdenciário Luciano Fazio. Seu propósito é o de estruturar uma contribuição ao debate sob uma visão panorâmica com um lastro técnico, de um vasto assunto, nem sempre de fácil acesso, mas imprescindível. Ao Brasil. A todos os países que lograram êxito em seus processos de desenvolvimento.
Embora alinhadas com a demanda para pontuar o debate, as opiniões expressas no texto não refletem, necessariamente, a posição das diretorias das entidades signatárias.
A produção e apresentação deste texto são dirigidas ao Seminário de Delegados/as Sindicais do BB, Caixa e BRB, promovido pelo Sindicato dos Bancários de Brasília em 08/06/2016, a fim de preparar a Campanha Salarial de 2016.
Uma campanha que será jogada num cenário desafiante, que impõe combinar reivindicações com estratégia, conhecimento e organização a favor da permanência e do fortalecimento dos bancos públicos. Uma campanha que pedirá mais garra a cada bancário e cada bancária, para a luta contra o dogma e os interesses privatistas, que ora ameaçam, de modo grotesco, as empresas públicas do país.
Brasília, 08 de junho de 2016.
Fonte: SEEB/Brasília