Notícias

home » notícias

20 de Outubro de 2017 às 06:08

Sindicato e Fenae debatem com participantes do REB incorporação ao Novo Plano


Brasília - O Sindicato dos Bancários de Brasília e a Fenae realizaram nesta quarta-feira (18) a primeira reunião com participantes do REB para falar sobre a proposta de incorporação ao Novo Plano e as formas de pressionar a Caixa e a Funcef para que concluam o processo. Estiveram presentes, no Teatro dos Bancários, participantes locais e de outros estados.

Foram discutidas possibilidades de tratamento do assunto junto às duas instâncias, bem como os aspectos jurídicos. Os participantes também puderam tirar dúvidas e expressar expectativas em torno da questão. “São cerca de doze mil pessoas sujeitas a condições e benefícios desiguais, acumulando prejuízos ao longo dos anos. Precisamos levar adiante a proposta de incorporação para proporcionar a essas pessoas uma condição mais justa e digna”, afirmou a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

Os assessores técnico e jurídico da Fenae também deram orientações, apresentaram argumentos e números que embasam a proposta de incorporação. Um novo encontro para aprofundamento da discussão está previsto para novembro. “O momento é de amadurecermos essa discussão e avaliarmos todas as possibilidades de condução dessa proposta”, afirmou Enilson da Silva, diretor da Fetec-CUT/CN.

Muitos trabalhadores disseram se sentir inseguros por estarem em um plano de benefícios tão limitado e demonstraram expectativa por uma solução adequada. “Nós estamos totalmente abandonados, não tivemos uma solução desde 2006. Estamos extremamente prejudicados na nossa aposentadoria”, afirmou Elizabeth, participante do REB que compareceu ao encontro.

Histórico


Criado em 1998, época em que a Caixa estava sendo preparada para ser privatizada, o REB já surgiu com condições inferiores em comparação aos demais planos. Desde então, os participantes do REB anseiam pelo fim dessa injustiça e pela equiparação de direitos e benefícios. A proposta de incorporação ao Novo Plano, que começou a ser debatida em 2006, foi analisada por diversas vezes até ser aprovada nas instâncias decisórias da Funcef em 2014, e desde estão está parada.

Fonte: SEEB/Brasília com Fenae


Notícias Relacionadas