Notícias

home » notícias

29 de Junho de 2020 às 15:00

Sindicato debate com delegados sindicais teletrabalho e desafios para a Campanha Nacional dos bancários


Em reunião virtual realizada na sexta-feira (26), dirigentes do Sindicato e delegados sindicais do Banco do Brasil, da Caixa e do BRB debateram os desafios da Campanha Nacional 2020 e a mobilização da categoria em defesa da vida, da saúde, dos direitos e do emprego.

Pela manhã, dirigentes e delegados de cada banco debateram separadamente dinâmicas e ações específicas. À tarde, as discussões envolveram o conjunto dos delegados, chegando a 86 participantes conectados.

O teletrabalho/home office foi destacado como tema para discussão mais aprofundada, dado o alcance e o impacto que passou a ter na rotina dos trabalhadores, em especial na dos bancários e bancárias, a partir da pandemia da Covid-19. O assunto foi abordado em sua perspectiva histórica e à luz da realidade imposta pela crise sanitária.

As discussões foram subsidiadas por análises e dados sistematizados pelas secretarias de Saúde e de Assuntos Jurídicos do Sindicato, sob a coordenação de suas respectivas secretárias, Vanessa Sobreira e Marianna Coelho.

Contribuíram com os debates os advogados José Eymard, Paulo Roberto e Fernando Hisch, do escritório de assessoria jurídica do Sindicato (LBS), e a psicóloga Fernanda Sousa Duarte, da Clínica do Trabalho do Sindicato.

A preocupação central dos dirigentes, dos delegados sindicais e dos técnicos das assessorias do Sindicato é com a necessidade de regulamentações para o teletrabalho/home office visando proteger os trabalhadores tanto do aumento da carga de trabalho, provocada principalmente pela falta de controle da jornada, como também de ônus com infraestrutura (equipamentos) e outros custos com a realização das atividades.

O entendimento é de que o Sindicato e os delegados sindicais devem atuar com foco na defesa dos direitos trabalhistas, como intervalos para descanso, registro de jornada, pagamento de horas extras, vale alimentação, entre outros. “No tocante ao home office, nossas ações devem ser guiadas pela preservação do patamar mínimo de direitos”, diz a secretária de Assuntos Jurídicos, Marianna Coelho.

“Além de não permitir retrocessos em relação a direitos previstos para o trabalho presencial, temos ainda o desafio de dar respostas a muitas questões novas colocadas por esse brusco e forte crescimento do teletrabalho a partir da pandemia”, reforça a secretária de Saúde, Vanessa Sobreira.

Na interpretação de José Eymard, do escritório LBS, as regulações para o trabalho em home office decorrentes desse momento excepcional provocado pela pandemia não pode consolidar situações de precariedade, como as previstas na MP 927, em tramitação no Senado Federal. “A regulação deve ser dar na perspectiva de futuro. A precariedade não pode se tornar o novo normal”, diz ele.

Para o presidente do Sindicato, Kleytton Morais, o desafio de preservar direitos exige participação mais forte e ainda mais qualificada dos bancários e bancárias na Campanha Nacional 2020. “Estamos inovando no formato de realização dos nossos fóruns e em nossas ações, dentro de uma conjuntura inusitada, dinâmica e adversa. Precisamos estar cada vez mais juntos, firmes e fortes”, enfatizou.

9º Congresso Distrital

A direção do Sindicato e os delegados sindicais realizam ao longo dessa semana esforço de mobilização da categoria para o 9º Congresso dos Bancários do DF e Entorno, que acontece no sábado, dia 4 de julho, em ambiente virtual.

Para participar do Congresso, os bancários e bancárias devem se inscrever até às 23h59 de quarta-feira (1º), por meio do link: https://app.bancariosdf.com.br/9congressodistrital/.

O evento acontece sob a insígnia de Congresso Herbert de Souza (Betinho), em homenagem ao sociólogo que liderou nos anos 1990 a campanha de combate à fome e à miséria no Brasil e inspirou a iniciativa semelhante do Sindicato “Quem tem fome tem pressa”.

O Congresso será antecedido de atividades estruturantes, por lives no canal do Sindicato no YouTube e demais mídias sociais, com os seguintes temas: Democracia, direitos e minorias; A importância das empresas públicas para a soberania nacional; e Políticas distributivas e a volta do Brasil ao Mapa da Fome.

A primeira live acontece nesta terça-feira, dia 30, às 20h. A segunda será no dia 2, também às 20h, e a terceira, na abertura do 9º Congresso, às 19h, na sexta-feira (3).

Os participantes do 9º Congresso debatem no sábado as propostas e a estratégia para a Campanha Nacional, o relatório específico sobre trabalho em home office e a campanha em defesa do BB.

Conferência Nacional

A Conferência Nacional dos Bancários acontece nos dias 17 e 18 de julho, com os seguintes temas:

• Ultratividade dos acordos e CCTs;
• Defesa do emprego;
• Aumento real e PLR;
• Teletrabalho;
• Sindicalização eletrônica;
• Bancarização X fechamento de agências;
• Crédito com juros baixos para impulsionar o crescimento econômico e distribuição de renda;
• Defesa dos bancos públicos;
• Saúde e condições de trabalho;
• Defesa da democracia;
• Apoio nas eleições municipais de 2020 a candidaturas que defendam os direitos dos trabalhadores e os bancos públicos.


Notícias Relacionadas