Notícias

home » notícias

22 de Agosto de 2016 às 21:26

Sindicato de Brasília e Fetec-CUT/CN entregam pauta específica à direção do BRB


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - O Sindicato de Brasília e a Federação dos Bancários Centro Norte (Fetec-CUT/CN) entregaram nesta segunda-feira 22 à direção do BRB as pautas de reivindicações geral da categoria e específica dos funcionários para as negociações da Campanha Nacional 2016.

A Fetec-CUT/CN participou da entrega por intermédio do secretário de Bancos Públicos, André Nepomuceno, que é funcionário do BRB. 

As reivindicações gerais foram aprovadas na 18ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada no final de julho, em São Paulo, e já estão sendo negociadas com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) desde a semana passada. Já as demandas específicas foram aprovadas em assembleia ao final do seminário de delegados sindicais promovido pelo Sindicato no último dia 12.

O presidente do Sindicato de Brasília, Eduardo Araújo, reiterou ao presidente do BRB, Vasco Gonçalves, o caráter nacional da campanha e a importância do banco em se comprometer a tomar como parâmetro mínimo para o acordo coletivo o que for pactuado com a Fenaban.

Vasco Gonçalves disse que a direção do banco está empenhada em construir um acordo positivo. Segundo ele, o BRB ainda não pode afirmar categoricamente que seguirá a Fenaban, mas a intenção de construir um bom acordo é um norte a ser seguido.  

O presidente do Sindicato fez questão de ressaltar que o GDF não pode criar dificuldades nas negociações, tentando colocar a instituição no mesmo rol das demais empresas do DF. “O BRB, ao contrário de outras empresas, nunca necessitou de aportes de recursos do Tesouro. Tem orçamento próprio e é doador de recursos para o GDF via dividendos. O BRB está, ainda, inserido no sistema financeiro, que tem uma convenção coletiva nacional”, destacou Araújo.

 

Proposta descabida

Surpreendentemente, ao final da reunião, o BRB apresentou, junto com o calendário de negociações, uma pauta de reivindicações supostamente para constar da pauta sindical. Os representantes dos trabalhadores protestaram. “O Sindicato considera essa atitude uma inversão absurda, pois a entidade representa os bancários, e a formatação da pauta, bem como a sua validação em assembleia, já ocorreu no dia 12 passado. Assim, essa proposta do BRB, além de intempestiva, é descabida”, reclama o secretário-geral do Sindicato, Cristiano Severo. 

Também estiveram presentes à reunião os diretores do Sindicato de Brasília Daniel Oliveira, Ronaldo Lustosa, Eustáquio Ribeiro e Raquel Lima.

 

Fonte: Fetec-CUT/CN, com Seeb Brasília

 


Notícias Relacionadas