Notícias

home » notícias

16 de Abril de 2019 às 08:32

Sindicato conquista antecipação da PLR e pagamento dos 15 min das mulheres no BRB

PLR será paga na próxima quinta-feira (18)


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Diretores do Sindicato e a comissão de negociação do BRB se reuniram nesta quinta-feira (11) em mais uma rodada de negociações para tratar da PLR e do acordo na ação dos 15 minutos das mulheres.

Nas rodadas negociais anteriores, o Sindicato conquistou junto ao presidente do banco, Paulo Henrique (foto abaixo), a garantia de pagamento de uma parcela de antecipação da PLR, independente da publicação do balanço do segundo semestre de 2018. Além disso, houve a proposta por parte do banco de que o pagamento fosse de 60% do valor apurado referente ao terceiro trimestre do ano passado (julho, agosto e setembro). 

Em negociação posterior com a comissão do banco, o Sindicato apresentou a proposta de que, em vez dos 60%, fosse aplicada a regra da PLR para o mesmo período. Dessa forma, seriam distribuídos 100% da PLR referente ao resultado do terceiro trimestre, sendo 60% de forma linear e os outros 40% que são vinculados à meta, um mesmo percentual dos respectivos salários de cada funcionário. O banco disse que analisaria a proposta, mas julgava não ter condições de pagar nesses percentuais por não saber os desdobramentos da auditoria forense sobre o balanço.


Reunião com o presidente do BRB, Paulo Henrique, no dia 20 de março

Nesta quinta-feira (11), o Sindicato reafirmou a proposta de distribuição integral, de 100% do resultado de julho a setembro, aplicando-se a regra da PLR. “O banco tem condições e elementos suficientes para fazer o pagamento nos moldes da PLR praticamente sem riscos", afirmou Daniel de Oliveira, funcionário do BRB e diretor do sindicato. O banco, por sua vez, reapresentou a proposta inicial, de 60%.

De parte a parte foram feitas argumentações defendendo seus pontos de vistas.

Os diretores do Sindicato fizeram considerações do ponto de vista técnico e dos trabalhadores que pudessem ajudar a negociação a subir para patamares melhores para os funcionários.

A reunião foi suspensa para avaliação do banco.

Com a retomada do processo negocial nesta sexta-feira (12), o Sindicato conseguiu elevar a proposta inicial para 80%. Ficou acordado que serão distribuídos 80% do montante destinado à PLR no período de apuração do terceiro trimestre de 2018. Serão distribuídos 60% do montante total destinado à PLR de forma linear e 20% do montante total destinado à PLR num mesmo percentual do salário de cada funcionário. Será levado em conta para o pagamento proporcional o VP ou o VR de cada trabalhador.

Cabe observar que se trata de um adiantamento de parcela da PLR. Desse modo, quando houver a publicação do balanço, deverá ocorrer o pagamento restante de toda a PLR.

Assembleia para deliberação

Diante disso, o Sindicato convoca os funcionários do BRB para assembleia deliberativa na quarta-feira (17) para analisar a proposta de pagamento da parcela da PLR. Será na sede do Sindicato, às 18h em primeira convocação, e às 18h30 em segunda convocação.

Vitória das mulheres na ação dos 15 minutos

O Sindicato chegou a um acordo com o BRB sobre o pagamento da ação coletiva movida pela entidade cobrando o pagamento do valor correspondente a intervalos intrajornadas das mulheres não concedidos de 2009 a 2016 e que beneficia as empregadas que receberam horas extras em seus contracheques nesse período.

O acordo deverá ser homologado na Justiça e tão logo isso aconteça as empregadas da ativa e aposentadas receberão o crédito. O Sindicato lembra que o montante individual é variável, pois depende da quantidade de vezes que cada trabalhadora prorrogou sua jornada de trabalho. 

As instruções a respeito da documentação necessária e informações complementares serão prestadas pelo Sindicato às beneficiárias da ação assim que o acordo for publicado. 

*Alterada às 17h10 de 15 de abril de 2019

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas