Notícias

home » notícias

15 de Janeiro de 2019 às 07:07

Sindicato cobra audiência para debater a extinção da Desenvolve MT


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - O presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), Clodoaldo Barbosa, e uma comissão de trabalhadores da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso - Desenvolve MT estiveram reunidos nesta manhã de sexta-feira (11.01), com o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, discutindo a extinção da agência anunciada pelo governador eleito Mauro Mendes  (DEM).  

De acordo com a proposta de extinção de Mauro Mendes até sete empresas públicas estão em análise e podem ser extintas ou sofrer fusões, no início de 2019, para promover economia de recursos.

O presidente do Seeb/MT manifestou a preocupação com a proposta de extinção e cobrou um debate mais amplo com os deputados e Governador. “Além de ser autosuficiente, a Densenvolve MT um parceira do Estado no Fomento de Crédito e não pode ser extinta a “toque de caixa” sem discussão com os trabalhadores e a com sociedade”, alertou o Clodoaldo, cobrando do presidente da ALMT uma audiência com os demais deputados e com o governador Mauro Mendes.

“A agência opera em parceria com fundos de investimentos e, além de operar com recursos próprios, trabalha  para elevar a capacidade de captação de créditos junto a fontes de recursos externos como o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, explica Clodoaldo.

Desenvolve MT

A Agência foi criada em As agências de Fomento e/ou Desenvolvimento são instituições financeiras não bancárias, regulamentadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) por meio da resolução nº2.828/2001, que possuem entre outros objetivos cessão de crédito; financiamento de capitais fixo e de giro associado a projetos; promoção e divulgação, junto com investidores potenciais, de oportunidades e projetos econômicos de interesse do Estado e prestação de serviços de administrador de fundos de desenvolvimento, entre outros.

A Desenvolve MT atua com linhas de financiamento e crédito para pequenos e médios empreendedores, inclusive do setor rural, como a agricultura familiar. Também oferece linha de crédito para prefeituras, que poderão acessar para investimentos em projetos de infraestrutura, por exemplo.

A Desenvolve MT também presta  apoio aos empreendedores na identificação de locais para implantação de empresas levando em conta as necessidades de suas atividades, como mão de obra, infraestrutura, mercado consumidor, entre outros. Também incentivará as exportações dos produtores mato-grossenses e dará a articulação com os municípios visando identificar oportunidades e entraves para atração de novos investimentos.

Fonte: SEEB/Mato Grosso


Notícias Relacionadas