Notícias

home » notícias

13 de Janeiro de 2017 às 06:10

Sindicato assina acordo de CCV com o Banco do Brasil


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, assinou nesta quinta-feira (12) com o Banco do Brasil o acordo aditivo que instala a Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) para os bancários da instituição financeira da base territorial da entidade.

O acordo, que vai tratar exclusivamente de demandas de 7a e 8a horas, foi aprovado pelo funcionalismo em assembleia específica no último dia 10, na sede do Sindicato. A CCV é um órgão extrajudicial que reúne funcionário, representante do Sindicato e da instituição financeira e tem como objetivo solucionar conflitos trabalhistas sem a necessidade de acionar a justiça para resolvê-los.

No caso do documento assinado, a CCV tem como alvo os bancários que exerceram funções de 8 horas abrangidas pelo acordo e que aderirem ao novo Plano de Carreira de 6 horas dentro da reestruturação em curso desde novembro de 2016 ou que já não estejam em funções passíveis de negociação pelo BB. Eles podem requerer o pagamento de indenizações referentes a 7ª e 8ª horas trabalhadas nos últimos cinco anos.

A CCV ocorre no âmbito do Sindicato, que presta assessoria ao bancário na sessão de conciliação, visando garantir que ele esteja ciente de seus direitos e não sofra nenhuma pressão da empresa na tomada de decisão.

Segundo o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, é preciso cautela por parte do bancário. “O Sindicato orienta que os bancários reflitam bastante se desejarem fazer o pedido de CCV, e, quando participarem da sessão de conciliação, observem todas as informações e cálculos que o Sindicato apresentar e todas as orientações jurídicas”, explica o dirigente sindical.

Assinado o acordo, o Sindicato divulgará nesta sexta-feira (13) as orientações para os bancários interessados em marcar uma audiência de conciliação. 

Renato Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas