Notícias

home » notícias

22 de Fevereiro de 2017 às 07:20

Sindicato apoia sindicalização dos bancários do Santander nos EUA


Crédito: Reprodução

Brasília - O Sindicato realizou, nesta terça-feira (21), nas agências do Santander, atividade de distribuição de jornal sobre a Jornada Internacional de luta em apoio à organização dos trabalhadores do banco nos Estados Unidos, que ocorre em todo o mundo nesta data. Diversas ações estão programadas pelos sindicatos de cada país onde a instituição financeira tem representação.

Os bancários dos EUA reivindicam os direitos de se sindicalizarem e se organizarem coletivamente. Carta neste sentido, assinada pelos trabalhadores, está sendo entregue à direção do Santander em cada país. Os bancários cobram que o banco ponha fim a sua campanha antissindical de obstáculos e interferências, assine o Acordo de Neutralidade, orientando os gerentes para não mais ameaçarem e impedirem que os trabalhadores decidam livremente sobre a participação nos sindicatos.

Entenda o caso 

Ao contrário dos trabalhadores em todos os outros países onde o banco opera, os 15 mil empregados do Santander Bank e do Santander Consumer nos Estados Unidos ainda não são sindicalizados. Preocupados com os baixos salários, assédio moral, metas abusivas, cobranças e práticas financeiras que colocam as vendas acima dos melhores interesses, além do bem estar econômico dos clientes, os bancários começaram a se reunir para discutir sobre os seus direitos.

Porém, o banco começou a nutrir medo e ameaças entre os trabalhadores, com informações errôneas sobre um sindicato, e afirmando, através de emails, a posição da gerência em oposição à participação e aos esforços de organização.

Mariluce Fernandes

Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas