Notícias

home » notícias

12 de Abril de 2019 às 07:46

Sindicato alerta bancários do Santander que categoria não trabalha aos sábados


Crédito: Reprodução

Brasília - O Santander pretende abrir 29 agências em todo o país, em dois finais de semana, nos meses de maio e junho, para prestar orientações sobre educação financeira. Para isso, está convocando voluntários para trabalharem aos sábados, das 8h30 às 12h, sem proteção das leis trabalhistas.

O Sindicato orienta os bancários a não se intimidarem e a não fazerem inscrição no Programa de Voluntariado de Orientação Financeira do Santander. “Isso é um absurdo e uma total exploração, ninguém tem obrigação de trabalhar sem receber nenhum centavo. Além de ser ilegal, bancário não trabalha aos sábados”, ressalta Rosane Alaby, diretora do Sindicato e funcionária do Santander.

E acrescenta: “Como se não bastassem as cobranças de metas abusivas e o assédio velado, e empurrar os clientes para o autoatendimento, o Santander quer sobrecarregar ainda mais o bancário, instituindo de forma unilateral a abertura de agências aos sábados”.

Proibido por lei

A Lei 7.430 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é específica, conforme o artigo 224, “a duração normal dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas continuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas de trabalho por semana. (Redação dada pela Lei nº7.430, 17/12/85, DOU 18/12/85 – CLT).

O Sindicato avisa que está atento a essa convocação abusiva e garante que vai tomar as medidas cabíveis contra essa irregularidade do Santander. Bancário não trabalha aos sábados!




Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas