Notícias

home » notícias

4 de Julho de 2018 às 14:39

Seminário nacional aprova estratégia, plano de ação e coordenação do Macrossetor de Serviços da CUT


O 1º Seminário Nacional do Macrossetor de Serviços da CUT aprovou nesta quarta-feira 4, em São Paulo, a estratégia, a organização e um plano de ação para a criação e consolidação do coletivo sindical e elegeu uma coordenação nacional formada por representantes dos ramos financeiro, comércio, comunicação, processamento de dados, vigilantes, correios e transportes, encarregada de colocar em prática as resoluções aprovadas, o que inclui organizar coordenações regionais.

A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) participou do seminário de dois dias, organizado pela CUT, pela Contraf-CUT e demais confederações dos ramos de trabalhadores dos vários segmentos de serviços, em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA) e com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). O encontro foi realizado na sede do Dieese, em São Paulo.

Veja como foi o primeiro dia do seminário.

 

A Fetec-CUT/CN foi representada pelo presidente Cleiton dos Santos, pelo presidente
do Seeb Brasília Eduardo Araújo e pelo diretor do Seeb Pará Heider Alberto

O Macrossetor envolve as confederações, federações e sindicatos de trabalhadores do campo da CUT dos setores financeiro, comunicação, comércio, processamento de dados e vigilantes. O total dos segmentos de serviços contempla mais de 70% dos 90 milhões de trabalhadores brasileiros empregados e são responsáveis por 72% do Produto Interno Bruto (PIB).

“Foram dois dias de debates que nos ajuda a entender as necessidades dos trabalhadores se reorganizarem para enfrentar os ataques do neoliberalismo. Passos importantes foram dados com a eleição da coordenação nacional do Macrossetor. Agora nos cabe levar o debate para os Estados, de forma a construir a partir dos sindicatos essa nova proposta de organização”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN, que participou do seminário.

“A criação e fortalecimento do Macrossetor de Serviços representa um avanço importante na organização e na construção real da unidade dos trabalhadores na luta em defesa de seus direitos e por mais conquistas. E o desafio agora é superar as diferenças corporativas das categorias”, acrescenta Eduardo Araújo, presidente do Sindicato de Brasília, que também participou do encontro.


Fonte: Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas