Notícias

home » notícias

6 de Maio de 2019 às 08:24

Seeb/MT participa de Ato Unificado do Dia Internacional do Trabalho


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - O Dia internacional dos trabalhadores e das trabalhadoras, neste 1º de maio, em Cuiabá, foi marcado pelo Ato Unificado organizado pela Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), demais Centrais, sindicatos e movimentos sociais. A manifestação, realizada na Praça Cultural do  Bairro Jardim Vitória, teve início às 16h e contou com apresentações culturais e espaço para a criançada.

Segundo o presidente da CUT/MT, João Dourado, o evento foi o primeiro esquenta rumo a GREVE GERAL, marcada para o dia 14 de junho. “Vamos derrotar essa proposta de reforma de previdência que acaba com o direito na rua, junto com o povo. Vamos parar o País até que essa famigerada reforma seja derrotada”, afirmou.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), Clodoaldo Barbosa, a proposta de reforma da previdência é nefasta para classe trabalhadora, ela irá aumentar a pobreza e aumentar a lucratividade dos bancos. “Proposta aumentará a idade para se aposentar, vai desvincular o benefício da seguridade social do salário mínimo, e implementar um sistema de capitalização privado, o que favorece apenas os banqueiros que já lucram cada vez mais com a crise econômica do país” afirmou lendo a faixa que estava que esticada na Praça Cultural  “Aposentadoria é direito, não é produto bancário”.

Os representantes do Sintep/MT e do Sintuf/MT, ambos anunciaram a Greve Nacional da Educação convocada para o dia 15 de maio pela Confederação Nacional da Educação (CNTE). “O Dia Nacional de Luta da Educação será uma paralisação nacional  importante para a construção da greve geral da classe trabalhadora brasileira”, explicou o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira

A deputada Federal Rosa Neide lembrou que falavam que se a Reforma Trabalhista fosse aprovada iria produzir 6 milhões de empregos. “Mentira! De lá para cá o desemprego não parou de subir. Já são mais de 13 milhões de desempregados e 5 milhões de desalentados, pessoas que desistiram de procurar trabalho. Um recorde. Uma tragédia”, afirmou assumindo o compromisso de votar contra a retirada de direitos da classe trabalhadora. 

Além da CUT e demais Centrais Sindicais, o ato unificado contou com a participação Movimento dos Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, Comunidades Eclesiais de Base (CEB),  Fórum de Direitos Humanos e da Terra, Fórum Sindical e Fórum Permanente de Defesa da Saúde Pública entre outras entidades.

Coleta de Assinaturas

Durante a manifestação foi feita a coleta de assinaturas contra a reforma da Previdência. A coleta de assinatura é uma das estratégias para barrar esse desmonte do sistema previdenciário. 

A ação tem o objetivo de dialogar com a população sobre as consequências nefastas da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 006/2019), que dificulta o acesso à aposentadoria e reduz o valor do benefício, e, ao mesmo tempo, coletar as assinaturas que serão enviadas ao Congresso Nacional. 

O abaixo-assinado será entregue ao Congresso em maio.  Os formulários do abaixo-assinado podem ser acessados aqui.  Após a coleta de assinaturas, os formulários assinados podem ser entregues no sindicato ou na CUT MT, que encaminhará o documento final para a sede da CUT em Brasília. 

Confira as fotos Aqui 

 

Fonte: SEEB/Mato Grosso

 


Notícias Relacionadas