Notícias

home » notícias

23 de Outubro de 2017 às 07:46

Seeb/MT busca assinaturas para revogar reforma trabalhista


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - A Campanha Nacional pela Anulação da Reforma Trabalhista lançada pela CUT pretende reunir 1,3 milhão de assinaturas (1% do eleitorado) em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) propondo a revogação da Reforma Trabalhista de Temer (PLC 38/2017) foi aprovada no Senado por 50 votos favoráveis, 26 contrários e uma abstenção. A matéria foi sancionada no dia 13 de julho como Lei 13.467/2017 e entra em vigor a partir do dia 11 de novembro de 2017.
 
A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT),  com o apoio do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT) e do sindicato dos Sindsep,foram para rua com o propósito de coletar a assinatura  da população mato-grossense para o Projeto de iniciativa popular. Foram instalados dois pontos centrais para a coleta de assinaturas: Praça Ipiranga e República. 
 
Para o secretário de assuntos intersindicais e sociais do Seeb/MT e presidente da CUT MT, João Luiz Dourado, a campanha é um importante instrumento  de luta pela revogação não só da reforma trabalhista, mas de todas as decisões tomadas durante esse governo golpista nocivas aos trabalhadores e à soberania nacional. “Além da anulação dos atos do “governo ilegítimo”, a CUT quer a restauração da democracia e a perspectiva de retomada de um projeto soberano de crescimento para o país”, afirma Dourado. 

O presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, acredita que os prejuízos da reforma já começaram a ficar evidente, principalmente, na categoria bancária, que vem sofrendo com os processos de reestruturação dos bancos públicos, programas de demissões voluntária que visam aprofundar a terceirização. “Temos que alertar a população que as mudanças propostas pelo Governo e pelo Congresso são propostas de interesses  do sistema financeiros e portanto, são nocivas aos trabalhadores”, explica .

O objetivo do Projeto de Lei de Iniciativa Popular é fazer com que essa medida se some a outras 11 leis revogadas por meio desse instrumento. A Constituição Federal permite que a sociedade apresente uma proposta à Câmara dos Deputados, desde que seja assinada por um número mínimo de cidadãos distribuídos por pelo menos cinco estados brasileiros.

No dia 11 de novembro, dia em que entra em vigor a Reforma Trabalhista, os movimentos sindical e social preparam uma grande manifestação em Brasília. Na ocasião, a Central pretende entregar os 1,3 milhão de assinaturas para apresentar o projeto pela revogação da Lei que ataca os direitos da classe trabalhadora.

Como participar da Campanha
 
O Seeb/MT distribuirá o formulário ou você poderá baixar através do  link Aqui. Daí é só coletar assinaturas – no local de trabalho, entre a família, amigos ou no seu bairro – e entregar na sede do Sindicato ou a um dos dirigentes. 
Fonte: SEEB/Mato Grosso

Notícias Relacionadas