Notícias

home » notícias

15 de Fevereiro de 2017 às 09:32

Rotina de mais trabalho e menos empregados ameaça papel 100% público da Caixa

Enquanto prepara operação para atender aumento de demanda decorrente de saques do FGTS, com abertura de agências aos finais de semana, banco pretende cortar 10 mil bancários com PDVE


Crédito: Fenae

Brasília - As ameaças ao Brasil e aos brasileiros não param! A mais nova foi confirmada nesta terça-feira (14), quando o Palácio do Planalto e a Caixa Econômica Federal anunciaram o calendário de saques das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), cujos recursos provêm da contribuição de milhões de trabalhadores e impulsionam setores essenciais da economia nacional. De acordo com o cronograma, a partir de março, aproximadamente 10 milhões de cidadãos brasileiros vão poder sacar um montante de R$ 30 bilhões do FGTS.

Para os representantes dos empregados da Caixa, a medida é um golpe à categoria e um ataque frontal ao banco 100% público, a serviço do país e de sua gente, representando uma ameaça à finalidade social do Fundo de Garantia, além de trazer prejuízo para o financiamento da casa própria e investimentos em políticas públicas. Foi adotada, inclusive, sem diálogo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), e tampouco com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).

Para atender ao aumento de demanda decorrente do saque de contas inativas, a Caixa prepara uma grande operação que inclui até mesmo a possibilidade de abertura de algumas agências aos finais de semana. “É uma agressão a direção do banco lançar o Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário (PDVE) antes do início dos saques do FGTS. Sempre reivindicamos mais contratação de empregados com o propósito de diminuir a sobrecarga de trabalho e fortalecer o banco público. Ao invés disso, ela faz exatamente o contrário. Diminui o número de bancários justamente quando se aproxima um aumento significativo da rotina de trabalho”, critica Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae.

Ele lembra a realização do seminário “A contribuição do FGTS para as políticas públicas”, organizado pela Fenae em dezembro do ano passado, ocasião em que foi denunciada a tentativa de tirar da sociedade brasileira o instrumento de aplicação de políticas públicas que o Fundo de Garantia representa. Naquele momento, havia a intenção de retirada da exclusividade de gestão da Caixa, reduzindo assim seu importante papel social para o país. Durante o seminário, uma cartilha foi divulgada pela Fenae, Apcefs, Contraf e sindicatos de bancários para envolver a sociedade na mobilização em defesa do propósito de que o FGTS continue centralizado no único banco 100% público da América Latina.

A questão do trabalho aos sábados também é contestada pela representação dos empregados. Antecipando-se à concretização da medida, e sem que houvesse retorno por parte do banco, diversas entidades sindicais cobraram esclarecimentos detalhados sobre como ocorrerá a escala de trabalho aos finais de semana. Na proporção em que isto acontecer, uma coisa é certa: o empregado deve ser remunerado com o pagamento das horas extras. “Isso é um paliativo absurdo. O calendário de saques das contas inativas do FGTS reforça ainda mais o processo de enxugar a empresa, preparando-a gradativamente para a privatização. A população também sai perdendo, tendo em vista que a redução dos postos de trabalho, como prevista no PDVE, compromete a qualidade no atendimento”, denuncia o coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.

Segundo o dirigente, como a data prevista para os desligamentos do plano de demissão é anterior a que dará início aos saques das contas inativas, a possibilidade é de haver muita confusão e tumulto nas agências que estão sendo enxugadas. “Provavelmente essa situação jogará a população e os trabalhadores contra o banco 100% público. Tudo porque as condições de trabalho, que se encontram inadequadas, estão sendo precarizadas a um nível que vai inviabilizar qualquer atendimento de qualidade”, completou.

Fonte: Fenae


Notícias Relacionadas