Notícias

home » notícias

23 de Outubro de 2017 às 07:42

Reunião do Sindicato com superintendente do BB cria canal de negociação para debater reclamações


Crédito: SEEB/RO

Porto Velho RO - Na manhã de ontem, quarta-feira, 18/10, o novo superintendente do Banco do Brasil em Rondônia, Felipe Tawerney Savero Zanella, acompanhado pelo representante de Negócios Varejo e Governo e Rondônia, Adonias Antônio Miranda, visitou a sede do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) pela primeira vez e foi recebido pelo presidente José Pinheiro, pelo secretário geral Euryale Brasil e pelo diretor de Formação Sindical Cleiton dos Santos.

Era uma visita de cortesia do superintendente que está em Rondônia há pouco mais de um mês mas, na ocasião, foram tratados diversos assuntos de interesse dos funcionários do Banco do Brasil no Estado, como condições de trabalho, dotações das agências e queixas sobre a forma como estão sendo feitas as cobranças para comprimento de metas.

O Sindicato confirmou ter recebido diversas reclamações de gerentes de todo Estado, relatando que a Superintendência estaria fazendo cobrança por metas de forma agressiva e ameaçadora. Os sindicalistas entendem ser perfeitamente legítima a cobrança por metas e resultados, mas solicitaram que isso fosse feita de forma a motivar a equipe e evitando situações que pudessem ser caracterizadas como assédio moral. Os dirigentes sindicais reforçam que os funcionários não devem se sentir constrangidos, humilhados ou ameaçados em nenhuma situação.

O novo superintendente negou que tenha sido instalada uma política de cobrança que pudesse ser caracterizada como ameaçadora, mas se comprometeu a reavaliar todos os procedimentos da Superintendência em relação à cobrança de metas, bem como a manter um canal de diálogo permanente com o Sindicato para debater eventuais reclamações que venha a surgir em relação a essa questão.

José Pinheiro, presidente do SEEB-RO, ressaltou que a postura da entidade em relação a esse tipo de denúncia é agir com prudência, checar as informações e buscar primeiramente resolver administrativamente qualquer denúncia análoga a assédio moral no trabalho, destacando, ainda, que a visita do superintende estabelece um canal de diálogo de alto nível que vai permitir a busca de solução quanto à futuras reclamações, antes que seja necessário torná-las públicas.

O Sindicato questionou ainda o superintendente sobre a agência Setor Público, que estaria na iminência de ficar sem a presença de vigilantes. O superintendente prometeu que vai solicitar excepcionalidade para o caso (já que o contrato com a empresa de vigilância já havia encerrado) para a permanência de um vigilante até a mudança da agência para a avenida Farqhuar.

Os dois representantes da SuperBB, ao final de reunião, se filiaram ao Sindicato, já que são oriundos de outra base sindical.

Fonte: SEEB/Rondônia


Notícias Relacionadas