Notícias

home » notícias

11 de Setembro de 2018 às 10:13

Realizado mais um curso de Organização e Representação Sindical de Base


Brasília - O Sindicato iniciou o curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), na sexta-feira (31), às 19h, na LBV, com a palestra da economista Joana Mostafa, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que abordou o tema “Desigualdades e Distribuição de Renda”, na abertura da cerimônia de posse dos delegados sindicais.

O curso teve sequência no sábado (1º) e no domingo (2), das 9h às 18h, na sede do Sindicato. No sábado de manhã, o ex-presidente da Fundação Banco do Brasil Jorge Streit falou sobre “A história do movimento sindical”. E, à tarde, o especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo, Jeter Gomes, abordou o tema “Concepção e Estrutura Sindical”.

No domingo de manhã, o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, fez duas explanações: uma sobre “Estrutura sindical bancária” e outra acerca da “Organização no Local de Trabalho (OLT)/trabalho de base”.  À tarde, foi a vez da diretora da Fetec-CUT/CN Talita Régia e do presidente licenciado da CUT Brasília, Rodrigo Britto, falaram sobre “Intervindo na conjuntura”.

Além de ser um curso de formação inicial, o ORSB é um curso referencial, pois para inúmeros outros cursos ofertados pelas Escolas de Formação da CUT ele é pré-requisito.

“O curso de ORSB objetiva situar os novos dirigentes no universo sindical, assim como atualizar aqueles que já possuem vivência na área, além de ser de amplo interesse para delegados sindicais e bancários de base”, esclarece a secretária de Formação Sindical, Teresa Cristina, observando que o curso deste final de semana foi bastante proveitoso.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas