Notícias

home » notícias

13 de Setembro de 2016 às 09:07

Proposta do BRB melhora, mas ainda precisa avançar


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Em mais uma rodada de negociação para a renovação do acordo coletivo, realizada nesta segunda-feira (12), o BRB apresentou contraproposta ao Sindicato, afirmando estar dentro do alcance do que o banco poderia atender.

Os pontos apresentados foram:

  • Garantia do pagamento integral da PLR para todos os afastados por motivo de saúde, independentemente da extensão e tipo da licença (acidentária ou previdenciária).
  • Em resposta à cláusula 31, que trata da indenização no caso de ocorrer algum dano ao veículo particular do funcionário a serviço do banco, a comissão de negociação do BRB disse que estudará uma espécie de convênio com Uber ou táxis para o deslocamento dos funcionários para que eles não precisem utilizar seus próprios automóveis, e formalizará isso em seus normativos.
  • Dentro do prazo de 90 dias firmará algum tipo de convênio com rede de academias no sentido de ampliar o acesso a práticas desportivas a um maior número de funcionários, sem comprometer a qualidade.
  • O banco disponibilizará até 30 dias antes de qualquer rodízio, a relação dos PAs onde haverá o procedimento, com a indicação dos cargos e funções que serão rodiziados.

“O banco ter atendido esses itens foi um avanço que deve ser levado em conta, mas consideramos que ainda cabe uma avaliação mais cuidadosa por parte do BRB em relação ao restante da pauta”, avalia o diretor do Sindicato Daniel de Oliveira.

Para Cida Sousa, diretora da Fetec-CUT-CN, “compete ao banco se posicionar sobre cada um dos itens da pauta, atendendo cláusulas de suma importância, sendo que algumas delas sequer oneram a instituição e seria um aceno muito positivo para os funcionários”.

Os dirigentes sindicais ressaltaram ainda o aspecto positivo de haver negociação com avanços e cobraram mais esforço do BRB para o atendimento dos anseios dos trabalhadores, atentando ainda, segundo o secretário-geral do Sindicato, Cristiano Severo, “para questões oriundas do ‘novo modelo de atendimento’, que tem trazido problemas para as agências”.

O Sindicato se colocou à disposição para negociar, apesar de o banco dizer que não poderia atender outras reivindicações.

“Diante desse cenário, o Sindicato orienta a categoria a intensificar a greve e a mobilização para alcançarmos um bom acordo e um reajuste salarial digno”, frisou Raquel Lima, diretora do Sindicato. 

Fenaban

Nesta terça-feira (13), o Comando Nacional dos Bancários volta a se reunir com a Fenaban para mais uma rodada de negociação da pauta geral da categoria, incluindo o índice de reajuste salarial. Será às 14h, em São Paulo. O BRB já se comprometeu a seguir o que for pactuado com a Federação.

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas