Notícias

home » notícias

18 de Abril de 2018 às 10:34

PREVI: Sindicato realiza reunião com delegados sindicais e aposentados do BB


Crédito: SEEB/BSB
Defesa das conquistas é missão principal dos participantes, conclui reunião

Brasília - Delegados sindicais e aposentados do Banco do Brasil participaram, na última quinta-feira (12), de reunião sobre a Previ, o fundo de previdência complementar dos funcionários do banco. O encontro foi promovido pelo Sindicato e contou com a participação do diretor eleito de Seguridade do fundo de pensão, Marcel Barros.

Na reunião, que foi transmitida ao vivo pela página do Sindicato no Facebook, os bancários e bancárias fizeram uma avaliação sobre os desafios e avanços da Previ. O fundo possui dois planos superavitários.

O resultado positivo alcançado se deve principalmente à gestão eficiente do Plano 1 e do Previ Futuro, que garantiu a reversão de um déficit conjuntural. “Assim, os avanços precisam ser defendidos por todos os participantes da Previ. Temos visto o interesse do próprio parlamento, com o PLP 268, em inviabilizar nossa participação na gestão dos fundos de pensão”, alerta Marcel Barros.

Desafios na Previ

Para o diretor de Seguridade da Previ, “um dos desafios do Plano 1 é fazer com que dê liquidez ao patrimônio, já que a maioria dos associados já está em gozo de benefício. Para o Previ Futuro, os desafios são muitos porque o plano tem modelos muito diferentes. É preciso conversar todos os dias para entender como o plano funciona e, assim, avaliar o melhor perfil de investimento”.

Conselheiro deliberativo eleito da Previ, Rafael Zanon lembra que é possível fazer contribuição adicional no Previ Futuro e esporádica nos dois planos. “Vale ressaltar que essa contribuição adicional não é obrigatória e que o banco participa com o mesmo percentual, o que é muito vantajoso”, frisa Zanon.

O diretor do Sindicato declarou durante a reunião que os participantes tiveram uma importante vitória com o fim da taxa de carregamento na contribuição esporádica e que, agora, a luta é pelo resgate da contribuição esporádica, possibilitando o saque eventual desse recurso.

Sobre o Previ Futuro, há uma proposta de modelo de migração parcial entre os quatro perfis de investimento e a implementação de um novo perfil, chamado “ciclo de vida”, cujo objetivo é adequar o plano conforme a etapa da vida do participante.

No próximo encontro dos delegados sindicais, será definida a pauta da categoria de Brasília para a campanha salarial 2018.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas