Notícias

home » notícias

18 de Setembro de 2018 às 15:59

Pressão sindical faz Bradesco revogar demissões e emitir CAT em Rondônia

Por pressão do Sindicato, Bradesco recua e vai revogar demissões de duas bancárias e conceder CAT a outra funcionária


Crédito: Reprodução
Porto Velho RO - Após ter sido alvo de denúncias e até mesmo matérias que chegaram a conhecimento público, o Bradesco recuou na idéia de demitir duas bancárias que tem mais de 30 anos de profissão, além de finalmente conceder a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) a uma terceira funcionária, para que ela possa usufruir dos benefícios assistenciais da Previdência Social.

Foi o que anunciou José Pinheiro, presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) na manhã desta terça-feira, 18/9, confirmando que o Departamento de Relações Sindicais do banco ligou na tarde de ontem, segunda-feira, para o Sindicato confirmando o cancelamento das demissões e a emissão da CAT à outra empregada.

 

ENTENDA

Há algumas semanas o Bradesco demitiu duas bancárias, no mesmo dia, e ambas com mais de 30 anos de dedicação à profissão de bancária. O outro caso é o de uma bancária que, ao fazer exame periódico, foi diagnosticada pelo médico do banco como ‘inapta’. E mesmo com o resultado do atestado do perito do próprio Bradesco, e do laudo do ortopedista, o banco se recusava a abrir a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), que afrontava a lei e impedia a trabalhadora de ter acesso aos seus direitos juntos ao INSS.

Em todos os casos o Sindicato interviu e exigiu que o Bradesco voltasse atrás nas demissões e que emitisse a CAT à trabalhadora inapta, para que ela pudesse cuidar de sua saúde, o que foi, finalmente, conquistado no início desta semana.

“Ficamos contentes com a decisão do banco, que deu um fim a este impasse, sem precisarmos ir à justiça. Assim, essas trabalhadoras poderão, enfim, ter mais tranqüilidade para trabalhar e com a certeza de que poderão cuidar da sua saúde de maneira justa e satisfatória. Esperamos, contudo, que não apenas esses casos tenham um final feliz, mas que outras demissões injustas sejam revogadas, e que novas demissões não aconteçam, principalmente quando atingem pessoas que dedicaram décadas de suas vidas para a mesma profissão e ao mesmo banco, o que seria um ato de desumanidade sem tamanho”, avalia José Pinheiro, presidente do Sindicato.

Fonte: SEEB-Rondônia - Rondineli Gonzalez

Notícias Relacionadas