Notícias

home » notícias

11 de Setembro de 2015 às 18:49

Pressão arranca do BB negociação específica sobre 15’ de intervalo das mulheres


Crédito: Crédito: Guina Ferraz - Contraf-CUT
Por pressão dos representantes dos funcionários durante a quarta rodada de negociação específica da Campanha Nacional 2015, realizada nesta sexta-feira 11 em Brasília, o Banco do Brasil aceitou agendar uma reunião na próxima terça-feira, dia 15, para debater exclusivamente os 15 minutos de intervalo das mulheres bancárias que fazem horas extras. Em relação aos demais temas tratados nessa rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, integrado pela Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN), o BB ficou de estudar as reivindicações e dar uma resposta em breve.

Os temas da quarta rodada de negociações específicas com o Banco do Brasil foram as cláusulas sociais e previdência complementar.

Nas rodadas anteriores, não houve avanços. (Veja aqui) como foram as negociações sobre emprego e contratações, condições de trabalho e saúde e igualdade de oportunidades (Veja aqui), segurança bancária e isonomia (Veja aqui). 

“Insistimos numa série de propostas presentes na nossa minuta de reivindicações, e recebemos insuficientes respostas por parte da empresa. Temos uma série de atividades mobilizatórias sendo realizadas em todo o Brasil para pressionar o banco para o cumprimento de nossos pleitos. Os bancários devem intensificar a mobilização para ampliar as conquistas e também resistir contra os ataques ao funcionalismo feitos pela direção do BB”, orienta Rafael Zanon, representante da Fetec-CUT/CN na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, que assessora o Comando Nacional e a Contraf-CUT.

 

Lei continua existindo e bancárias querem negociação

Nesta sexta-feira, os representantes dos trabalhadores cobraram a regularização das situações de Brasília, Pará e Amapá, onde as mulheres que realizam horas extras continuam a ser punidas pela empresa. Cobraram, também, o pagamento dos 15 minutos trabalhados pelos bancários, sem remuneração, de janeiro de 2015 até hoje, e se comprometeram a apresentar provas de que o intervalo não foi usufruído.

O BB respondeu que tem mecanismos para aferir se a funcionária trabalhou ou não. Caso comprovado, os sindicatos exigem o pagamento dessas horas.

A postura do banco de não responder se pagará as horas efetivamente trabalhadas deixou indignados os dirigentes sindicais, que exigiram uma resposta sobre o assunto. Diante do embate na mesa de negociação, o BB marcou reunião sobre o pagamento das horas extras comprovadamente trabalhadas e também sobe a situação das mulheres de Brasília, do Pará e do Amapá, para a próxima terça-feira (15), às 10h.

O Sindicato de Brasília, contrário à posição do BB de transformar um direito em punição, realizou um ato nesta quarta-feira (9), em frente ao edifício sede do BB (Green Towers), no Setor de Autarquia Norte (SAN). Os bancários paralisaram por duas horas – das 7h às 9h – uma das principais dependências da empresa em apoio às bancárias, contra o assédio moral institucionalizado praticado pelo banco. (Veja aqui) como foi. 

 

Abono sobre consultas médicas

Sobre a solicitação do abono para comparecimento a consulta médica, o BB ficou de estudar e concordou em conceder quatro abonos referentes a consultas médicas por mês às mulheres com gravidez de alto risco. A ampliação desse benefício é reivindicada para todas as mulheres em situação de gravidez.

 

Previ

Os funcionários do BB reivindicam a volta da consulta obrigatória ao corpo social na Previ para aprovação das contas e tomada de decisões importantes. Eles reivindicam também a possibilidade de os funcionários oriundos de bancos incorporados aderirem à Previ e cobram a instituição de teto de benefícios para os associados do Plano 1 da Previ.

Os trabalhadores reivindicaram ainda a criação de contribuição pessoal e patronal à previdência complementar sobre os valores recebidos de PLR. E propuseram ampliar o alcance da possibilidade de aumento da contribuição pessoal e patronal aos planos de previdência. E ainda o resgate da reserva patronal em caso de desligamento.

Outra reivindicação refere-se ao pagamento do vale-transporte nos translados intermunicipais.

  

LAPEF

Os representantes dos trabalhadores solicitaram a melhoria dos critérios referentes a esse direito conquistado e também a sua ampliação aos funcionários oriundos de bancos incorporados.

 

PAS

O fim da obrigatoriedade de adesão à Cassi e Previ para usufruto do PAS é outra reivindicação dos trabalhadores. O BB garantiu que está analisando os casos e dará uma resposta na próxima reunião.

 

Folgas eleitorais

Segundo a legislação, as folgas eleitorais não podem ser vendidas. É necessário regularizar o tema via acordo coletivo, estipulando um prazo para fruição, conforme orientação do Ministério Público do Trabalho. A proposta aprovada pelos bancários no 26º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil é a sua utilização na semana subsequente à sua aquisição. O BB ficou de apresentar uma contraproposta, entendendo ser inviável para a empresa conceder as folgas na semana seguinte.

 

Folgas

Ficou acertado em mesa um esforço das partes em melhorar a redação da cláusula do acordo coletivo referente à utilização e conversão das folgas.

Os representantes dos trabalhadores denunciaram problemas no sistema de remoção automática e reivindicaram o efetivo funcionamento da ferramenta.

Também foi denunciada a burla do TAO, onde funcionários são transferidos como escriturários e nomeados dentro da dependência imediatamente.

Outra reivindicação refere-se à regulamentação da possibilidade de permuta entre os funcionários.

 

Auxílio-educação e vale-cultura

Os representantes dos trabalhadores solicitaram o auxílio-educação para dependentes e o pagamento do vale-cultura para todos os funcionários, independente da faixa salarial.

 

PSO

O Comando Nacional reivindicou possibilidade de adição cruzada entre funcionários de agência e do PSO e revisão de regra de concorrência valorizando os caixas do PSO nas concorrências para assistentes.

 

Situação dos Terceirizados da copa do Sede 3

O Sindicato dos Bancários de Brasília denunciou ao BB a situação dos funcionários terceirizados que prestavam serviços à empresa Servicol. Eles não receberam os direitos trabalhistas referentes à rescisão do contrato com a empresa. O BB informou que participará, em setembro ainda, de audiência no Ministério Público do Trabalho para tratar do tema.

 

Próximas rodadas

Na próxima terça feira, 15, acontecerá em Brasília reunião com o BB para tratar da questão dos 15 minutos de intervalo das mulheres. Na sexta feira,18, em São Paulo, a reunião com o BB terá como tema as cláusulas econômicas.

 

Veja aqui o calendário de negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2015 e o que já foi discutido com os bancos. 

 

Fonte: Fetec-CUT/CN com SEEB/Brasília 

 

 

 

 

 
 

Notícias Relacionadas