Notícias

home » notícias

16 de Julho de 2020 às 14:11

Presidente da Fetec-CUT/CN participa de Live com Dira Paes e lideranças do povo Xavante nesta quinta às 21h

Encontro faz parte da campanha A'uwe Tsari - S.O.S. Xavante, para evitar um genocídio com a pandemia, que já matou 520 indígenas


O presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) participa nesta quinta-feira 16, às 21h de Brasília, de transmissão ao vivo da campanha A'uwe Tsari - S.O.S. Xavante, junto com a atriz e militante ambiental Dira Paes e com os líderes da Terra Indígena São Marcos, Cristóvão Xavante, e da Terra Indígena Parabuburu, Indiana Xavante.

A live será no canal facebook.com/xapuri.info.

“A Covid-19 está chegando de forma impiedosa às nações indígenas, que são historicamente as mais vulneráveis às epidemias. Até esta quinta-feira 129 povos indígenas já haviam sido atingidos, com mais de 15 mil contaminados e 519 mortes. Cercados pelo agronegócio no Mato Grosso, os 22 mil Xavante estão entre os que necessitam de ajuda mais urgente”, explica Cleiton.

Por isso, a Fetec-CUT/CN e o Sindicato de Brasília lançaram a Campanha A'uwe Tsari - S.O.S. Xavante, em parceria com a Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso (Fepoimt), com o Condisi Xavante (Conselho Distrital de Saúde Indígena Xavante), Expedicionários da Saúde, Operação Amazônia Nativa (Opan) e The Nature Conservancy Brasil.

O objetivo da campanha é captar R$ 250 mil para instalar uma Unidade Avançada de Saúde próxima às aldeias Xavante, além de fornecer material sanitário e segurança alimentar para que eles possam manter o isolamento em suas aldeias. Quando o objetivo for alcançado, a campanha se estenderá a outras nações indígenas.

“O governo é totalmente omisso diante da tragédia dos povos indígenas. Juntos, podemos salvar essas vidas. E precisamos agir rápido”, alerta o presidente da Fetec-CUT/CN.

As contribuições para a campanha hoje podem ser feitas pela página https://www.captar.info/campanha/sosxavante/


Notícias Relacionadas