Notícias

home » notícias

12 de Julho de 2020 às 17:56

Presidente da Fetec-CUT/CN apresenta campanha SOS Xavante no Congresso do BB

Objetivo da campanha é captar R$ 250 mil para instalar Unidade de Saúde nas aldeias Xavante, além de fornecer material sanitário e segurança alimentar para que eles possam manter o isolamento em suas aldeias


O presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), Cleiton dos Santos, apresentou neste domingo 12 a Campanha A'uwe Tsari - S.O.S. Xavante durante o 31º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado virtualmente, e fez um apelo para que os bancários de todo o país participem da campanha de doação.

“A Covid-19 está chegando de forma impiedosa às nações indígenas, que são historicamente as mais vulneráveis às epidemias. Até esta semana 127 povos indígenas já haviam sido atingidos, com mais de 13 mil contaminados e 461 mortes. Cercados pelo agronegócio no Mato Grosso, os 22 mil Xavante estão entre os que necessitam de ajuda mais urgente”, explicou Cleiton.

Por isso, acrescentou, a Fetec-CUT/CN e o Sindicato de Brasília lançaram a Campanha A'uwe Tsari - S.O.S. Xavante, em parceria com a Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso (Fepoimt), com o Condisi Xavante (Conselho Distrital de Saúde Indígena Xavante), Expedicionários da Saúde, Operação Amazônia Nativa (Opan) e The Nature Conservancy Brasil.

“O objetivo da campanha é captar R$ 250 mil para instalar uma Unidade Avançada de Saúde próxima às aldeias Xavante, além de fornecer material sanitário e segurança alimentar para que eles possam manter o isolamento em suas aldeias. Quando o objetivo for alcançado, a campanha se estenderá a outras nações indígenas”, acrescentou o presidente da Fetec-CUT/CN.

Cleiton lembrou a tradição do funcionalismo do BB de participar de campanhas de solidariedade, como a de combate à fome na década de 1990 e a de construção de cisternas para acabar com a seca no Nordeste, nos anos 2000.

As contribuições para a campanha hoje podem ser feitas pela página https://www.captar.info/campanha/sosxavante/decampa

“Juntos, podemos salvar essas vidas”, concluiu Cleiton.

Após a fala do presidente da Fetec-CUT os organizadores do Congresso mostraram o vídeo da campanha, reproduzido abaixo.


 

Fonte: Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas