Notícias

home » notícias

26 de Outubro de 2018 às 08:26

Penúltima semana de outubro é marcada por 3 assaltos a bancos no Pará


Belém PA - Sem nenhum tiro, sem nenhuma explosão, e todos consumados. Foi assim que criminosos conseguiram roubar três agências bancárias no interior do Pará somente nessa semana em Marabá, Cametá e Monte Dourado.

O caso mais recente começou na madrugada de ontem (24) quando um grupo invadiu a casa de um bancário do Banco da Amazônia, em Marabá, sudeste paraense, e fez ele e a família reféns até amanhecer, quando o trabalhador foi obrigado a entregar o dinheiro do banco em troca da liberdade dos familiares. O crime é conhecido como sapatinho, onde a violência é psicológica e há o sequestro ou cárcere privado do bancário e a família.

“O trabalhador não pensa duas vezes em obedecer aos criminosos quando vê esposa, esposo, pais e filhos em poder desses criminosos que sabem de toda a rotina da família. O trauma que fica depois de casos como esse é praticamente irreparável, são anos de tratamento a base de medicamento controlado, quando não o colega desiste da profissão ou pede pra mudar de estado. Gostaríamos muito que o Governo se sensibilizasse com os casos, com as vítimas e retomasse o GT de Segurança Bancária para que pudéssemos discutir juntos e com a categoria medidas de prevenção”, afirma o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

Onde não há a violência psicológica, ficam os transtornos para bancários, clientes e usuários que precisam se adequar as mudanças em virtude do assalto ocorrido, como a falta de numerário e outros serviços bancários.

Em Monte Dourado, por exemplo, há mais de cinco meses a agência ficou fechada para atendimento ao público e com pouco mais de um mês reaberta, ocorreu o assalto na madrugada de domingo para segunda, segundo um morador do município.

Já são 52 ataques a bancos somente nesse ano em todo o Pará, 34 consumados e 18 tentativas.

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas