Notícias

home » notícias

19 de Janeiro de 2018 às 16:53

Pará presente no Dia de Luta contra a Reestruturação no Banco do Brasil


Crédito: SEEB/PA

Belém PA - A categoria bancária paraense marcou presença no Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação no Banco do Brasil, realizado nessa sexta-feira (19) em todos os estados da federação.

Logo no início da manhã o Sindicato dos Bancários se fez presente em frente ao prédio da Superintendência do BB no Pará, na Avenida Presidente Vargas, para dialogar com funcionários, clientes e usuários do banco sobre mais um projeto golpista do (des)governo Temer de reestruturação no maior banco público do país. Faixas, cartazes, carta aberta à sociedade e carro som foram utilizados para chamar a atenção da população sobre esse projeto do governo.

O grande problema que o movimento sindical bancário identifica com mais uma reestruturação no Banco do Brasil é a precarização do atendimento e sobrecarga de trabalho nas unidades, com eliminação de mais funções e postos de trabalho, fechamento de agência e migração de contas de clientes para agências sem condições de suportar o aumento de demanda, e priorização de serviços em agências digitais, uma grande contradição para o banco que anuncia o ano de 2018 como o “ano do atendimento”.

“O Banco do Brasil anunciou nova reestruturação agora em janeiro, com previsão de fechamentos de mais agências, eliminação de 1.200 caixas nas agências e centralização de serviços em diversas localidades. O banco já fechou 500 agências em 2017 e transformou outras 400 em postos de atendimento em todo país. Quem sofre as consequências disso são os bancários e bancárias com a sobrecarga de trabalho e a população com a perda de qualidade no atendimento, aumento de tempo nas filas e aumento da insegurança. É por isso que somos contrários a mais esse golpe do governo contra o povo brasileiro e contra nossa categoria”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários do Pará e funcionário do Banco do Brasil, Gilmar Santos.

“O Banco do Brasil não pertence a nenhum governo e a nenhum político. Ele é um banco público com mais de 200 anos de história e pertence ao povo brasileiro. O BB é uma instituição fundamental para fomentar a economia do país, sobretudo com incentivos à agricultura familiar, aos micro e pequenos empreendimentos, à educação, à habitação, enfim. Não podemos aceitar passivamente esse desmonte que o governo golpista de Temer vem implementando no banco. Precisamos unir todos os bancários e bancárias do Banco do Brasil e toda a nossa categoria para lutar e defender o BB e todos os bancos públicos e barrar esses projetos de reestruturação”, destacou o diretor do sindicato e diretor da ANABB Pará, Fábio Gian.

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas