Notícias

home » notícias

23 de Fevereiro de 2018 às 08:48

Para fortalecer luta pelos direitos, bancários aprovam desconto da contribuição sindical


Crédito: SEEB/CGMS

Campo Grande MS - Com o objetivo de fortalecer a luta dos trabalhadores na garantia de direitos, os bancários aprovaram, por unanimidade, o desconto da contribuição sindical referente ao ano de 2018. A assembleia extraordinária específica para discutir e deliberar acerca do assunto foi realizada nessa terça-feira (20). 

O valor equivalente a um dia de trabalho, pago uma vez, será descontado de todos os bancários da base sindical do SEEB-CG. Diferente do imposto sindical que obrigava o trabalhador a ter um dia descontado, a contribuição sindical passa ser optativa. Esse recurso serve para custear as despesas do sindicato na luta dos direitos dos trabalhadores do ramo financeiro. 

“No ano passado, tivemos a aprovação da reforma trabalhista, este ano, foi a ameaça da reforma da previdência. O sindicato precisa ter condições econômicas para fazer o enfrentamento a essas propostas e a defesa dos direitos dos bancários com manifestações, campanha salarial e congressos. A atuação do sindicato depende do apoio da categoria”, ressalta o presidente do sindicato, Edvaldo Barros. 

 

A secretária geral do sindicato, Neide Rodrigues, explica que, com a contribuição sindical, o bancário tem a oportunidade de fortalecer a luta dos trabalhadores justamente em um momento difícil em que os direitos estão ameaçados pela reforma trabalhista. 

“Não podemos perder o que temos hoje na convenção coletiva. Temos o que outras categorias não têm, que é uma convenção coletiva nacional. Conquistamos direitos como PLR, férias, auxílio creche/babá, e manter tudo isso só depende da nossa união e força”, esclarece Neide. 

Direito de oposição

Na assembleia, também foi aprovado o prazo de 10 dias úteis para o exercício do direito de oposição ao desconto da contribuição sindical, que será no período de 1º a 14 de março. 

Para os sindicalizados, a manifestação poderá ser feita pelo site do sindicato. Para os não associados, o comunicado deve ser feito por escrito, de forma individual, pessoalmente na sede do SEEB-CG. 

Fonte: Adriana Queiroz/Assessoria de Imprensa do SEEB-CG


Notícias Relacionadas