Notícias

home » notícias

29 de Maio de 2020 às 15:45

Nova diretoria do Sindicato dos Bancários de Dourados toma posse neste domingo 31 de maio

Primeira eleição da categoria bancária realizada com voto virtual, diretoria presidida por Carlos Longo assume em meio à maior crise e terá mandato de quatro anos


Carlos Longo, presidente eleito do Sindicato de Dourados

Eleita por 96,35% dos bancários da base na primeira eleição sindical virtual da categoria em razão da pandemia da Covid-19, os integrantes da Chapa 1 “Resistir e Lutar para reconquistar direitos” assumem neste domingo 31, às 9h, a Diretoria e o Conselho Fiscal do Sindicato dos Bancários de Dourados (MS). A eleição foi realizada nos dias 19 e 20 de maio.

"O resultado consagrador da eleição mostra claramente que os bancários de Dourados reconhecem o trabalho da diretoria do Sindicato, fundamental não apenas para a luta da categoria bancária a nível nacional mas também para a luta de todos os trabalhadores de Dourados e do Mato Grosso do Sul. Mais uma vez desejo parabéns aos companheiros e companheiras de Dourados e sucesso na nova missão, que será árdua devido à grave crise sanitária e econômica que estamos vivendo", afirma Cleiton dos Santos, presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN).

A nova direção, presidida por Carlos Longo, é composta por 25 diretores e 6 membros do Conselho Fiscal, que representarão os trabalhadores do ramo financeiro dos 13 municípios que compõem a base do Sindicato de Dourados. O mandato vai até maio de 2024.

Imenso desafio para preservar saúde e emprego da categoria

“Assumiremos o mandato em um dos momentos mais dramáticos das últimas décadas e com a enorme responsabilidade de travar a luta dos bancários e de classe trabalhadora em meio à maior crise em mais de um século”, afirma o presidente eleito Carlos Longo.

“Nosso primeiro grande desafio será preservar o emprego e a saúde e a integridade física dos bancários, e também da população, em razão da pandemia da Covid-19. O segundo desafio será a campanha nacional da categoria em meio às medidas restritivas sanitárias, que dificultarão enormemente a realização das conferências regionais e nacional. Teremos de fazer pressão para que os bancos aceitem prorrogar a Convenção Coletiva dos Bancários enquanto perdurar a pandemia”, acrescenta o novo presidente do Sindicato de Dourados.

“E temos ainda outro imenso desafio, que é ampliar a mobilização dos bancários, dos trabalhadores em geral e de toda a sociedade para defender a democracia, diante de um governo autoritário e antipopular que tem o claro propósito de dar um golpe para acabar com as instituições democráticas”, conclui Longo.

Posse será simples, no Sindicato

Diferentemente de outras cerimônias de posse, em razão do momento em que estamos vivendo a posse desta vez será apenas simples formal, com a presença apenas da Comissão Eleitoral, presidida por João Marques, e dos diretores e conselheiros fiscais eleitos.

A posse será na sede da entidade e cumprirá todas as recomendações da OMS, bem como do distanciamento e demais indicações estabelecidas no Decreto Municipal em virtude da pandemia do Covid-19. Acontecerá no domingo para cumprir o estatuto do Sindicato, que estabelece que o mandato da diretoria antiga termina no último dia de maio e a nova começa no primeiro dia de junho.

É esta a diretoria eleita do Sindicato de Dourados:

 Fonte: Fetec-CUT/CN, com Seeb Dourados


Notícias Relacionadas