Notícias

home » notícias

2 de Maio de 2019 às 15:32

No Acre, trabalhadores lançam calendário de luta no 1º de maio


Crédito: Reprodução

Rio Branco AC - Com a presença de lideranças dos trabalhadores de três centrais sindicais, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 1º de maio, data alusiva ao trabalhador, o lançamento do calendário maio de lutas contra o fim da aposentadoria e por mais empregos e salários decentes.

O lançamento do calendário ocorreu no auditório do Sindicato dos Urbanitários com a presença de mais de 50 lideranças dos movimentos sindical, social e estudantil. O deputado estadual Daniel Zen (PT) marcou presença no ato, assim como o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores Cesário Braga, além do assessor parlamentar Marcio Batista, ligado ao gabinete da deputada federal Perpetua Almeida (PC do B). A atividade atraiu a participação de vários meios de comunicação de Rio Branco-AC (emissoras de televisão, jornais impressos e sites).

Entre o discurso dos dirigentes sindicais prevaleceu a bandeira da unidade, independente das divergências de correntes de pensamentos, pois o “inimigo” neste momento é a política exclusiva do presidente Jair Bolsonaro à classe trabalhadora a qual está inclusa a reforma da Previdência.

A presidente da CUT-Acre, professora Rosana Nascimento, também fez um discurso em torno da unidade dos movimentos sociais para o fortalecimento da luta em defesa dos direito dos trabalhadores. “Precisamos da união das lideranças da classe operária neste momento que os direitos dos trabalhadores estão seriamente ameaçados. Trabalhador não quer saber se é de direita ou de esquerda, o que ele quer é a garantia de seus direitos”, afirmou.

Rosana Nascimento aproveitou a fala para conclamar a participação dos dirigentes sindicais para o dia 15 de maio, data de paralisação e protesto dos servidores da educação contra a reforma da Previdência. “Estamos tendo um ataque violento contra a educação. Já falei ao secretário estadual de educação que ele tá secretário, mas vai se aposentar como professor e, por isso, tem a obrigação de liberar todos os professores para participar desse dia de luta”, comentou a presidente da CUT.

Participaram do evento presidentes de diversos sindicatos como Urbanitários, Correios, Detran, Vigilantes, Bancários entre outros de movimentos sociais e estudantis, além de alguns representantes de partidos políticos e ainda o deputado estadual Daniel Zen (PT).

Sindicalistas realizam Live

Os dirigentes sindicais Edmar Batistela, vice-presidente da CUT-AC, Marcelo Jucá (Sindicato dos Urbanitários), Euro Rafael (Sindicato dos Bancários do Acre), Suzy Cristina (Sindicato dos Correios) e o deputado estadual Daniel Zen participaram de uma live na página do facebook da CUT Acre para discutir a proposta de reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro. Por cerca de uma hora o quinteto respondeu perguntas das pessoas que interagiram com a página e ainda alertaram a classe trabalhadora dos perigos da aprovação do texto da reforma que está tramitando no Congresso Nacional.

Confira abaixo o calendário de eventos em defesa do trabalhador divulgado pela CUT neste mês de maio.

 

Data: 1º de Maio

Horário: 8h.

Local: Sede dos Urbanitários

Lançamento do calendário de lutas

 

09 de Maio

Horário: 10h

Local: Assembleia Legislativa do Acre – ALEAC

Audiência Pública “Contra o fim da aposentadoria e por mais empregos e salários decentes.”

 

15 de Maio

Horário: A definir Loca: Palácio Rio Branco

Horário: a definir

Dia Nacional de Luta e Greve Geral dos professores.

 

24 de Maio

Horário: 7h

Local: Terminal Urbano

Samba do trabalhador – Intervenção cultural e panfletagem

 

31 de Maio

Horário: 16h

Loca: Auditório da UFAC

Seminário “Compreendendo a reforma da Previdência”

Horário: 18h

Local: UFAC

Ato Cultural Contra a Reforma da previdência

 

Fonte: Manoel Façanha – Fetec-CUT/CN

 


Notícias Relacionadas