Notícias

home » notícias

29 de Julho de 2017 às 08:00

Momento é oportunidade inédita de intensificar a mobilização


Na abertura solene da 19ª Conferência Nacional dos Bancários, na noite desta sexta-feira (28), o presidente da Contraf-CUT e um dos coordenadores do Comando Nacional dos Bancários, disse que o encontro é uma oportunidade inédita para a organização das lutas da categoria. "Temos a oportunidade de construir juntos uma campanha sem a necessidade de discutirmos o índice graças ao acordo de dois anos que fizemos no ano passado", disse Roberto von der Osten. 

"O ataque que estão fazendo contra os sindicatos e os trabalhadores é uma oportunidade para construirmos um movimento sindical mais forte. O Comando Nacional teve a sabedoria de orientar as federações e sindicatos que o que está em jogo é a defesa do emprego e dos direitos. Vamos construir nessa conferência um plano de enfrentamento, com unidade nacional de bancários de todo o país e de todas as forças que atuam na categoria. Uma campanha de luta classista", ressaltou von der Osten, lembrando que muitos dos sindicatos dos bancários tem mais de 80% de sindicalização.

Golpe é contra o trabalhador

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, apontou que uma parcela da categoria defendeu o golpe, "sem perceber que o golpe era contra os trabalhadores". "Agora eles estão vendo isso. Temos a oportunidade de organizar a luta e o crescimento da militância. O momento propicia o crescimento do movimento sindical. Nosso discurso está tendo ressonância entre os trabalhadores", observou o presidente da CUT.

Militantes sempre presentes

Durante a abertura da Conferência, os delegados prestaram homenagem aos companheiros Augusto Campos, Sebastião Cardoso (Tião), Jorge Costa Ferreira(Jorginho) e Rebecca Costa Serra Valle, que falecerem recentemente e foram grandes exemplos de militantes combatentes. 

Confira a programação deste sábado e domingo

Sábado 29

9h às 9h30: Votação do Regimento Interno
9h30 às 11h30: Análise de conjuntura nacional e internacional
11h30 às 13h30: mesa: Defesa do emprego frente às novas tecnologias
13h30 às 14h30: Almoço
14h30 às 17h: debate sobre a reforma trabalhista
17h às 18h30: discussão sobre a reforma previdenciária
18h às 19h: Prazo para substituição de delegados por suplentes

Domingo 30
9h às 13h: Plano de Lutas e encerramento

Seeb Brasília com Contraf-CUT


Notícias Relacionadas