Notícias

home » notícias

26 de Outubro de 2018 às 07:45

Mastologista aponta hábitos que podem reduzir a incidência de câncer de mama

Especialista explicou que o autoexame é responsável pelo diagnóstico de 80% dos casos de câncer de mama, mas não é a melhor forma de antecipar a identificação da doença.


Crédito: SEEB/CGMS

Campo Grande MS - Principal causa de morte em mulheres no Brasil, o câncer de mama foi o tema da palestra realizada na noite dessa quarta-feira (24), na sede do SEEBCG-MS, em Campo Grande. O médico mastologista, Naildo Alonso Faustino, apresentou as características da doença, os fatores de risco, informações sobre diagnóstico e tratamento e hábitos que podem reduzir a incidência do câncer de mama. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região em alusão ao Outubro Rosa.

A abertura do evento teve a participação da secretária de Informática do sindicato, Leila Cristina de Oliveira, que organizou o seminário, e os secretários José dos Santos Brito, Neide Rodrigues, Jadir Fragas e Rubens Jorge Alencar. Bancárias, bancários, familiares e dirigentes sindicais assistiram à palestra. Foi realizado ainda um sorteio de maquiagens para as bancárias presentes.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o final do ano, quase 60 mil novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados, e mais de 14 mil pessoas devem morrer por causa da doença. Por isso, a preocupação do sindicato em debater o tema.

 

“Temos a preocupação com a saúde do trabalhador, nossa profissão é estressante, temos muitos afastamentos por motivo de doença e todos precisam parar um pouco para cuidar da saúde. O sindicato sempre promove eventos nesse sentido, e hoje é para reforçar que as mulheres precisam estar atentas, e sempre que possível ir ao médico”, explicou a secretária de Finanças do sindicato, Neide Rodrigues.

De acordo com o mastologista Naildo Faustino, Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior incidência de câncer de mama. A maioria dos casos é registrada a partir dos 50 anos, mas a doença está cada vez mais comum em mulheres mais jovens. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro.

Entre os sinais e sintomas estão: nódulo ou tumor, retrações da pele ou mamilo, úlcera em casos avançados e pele com aspecto de “casca de laranja”.

Autoexame

Durante a palestra, o especialista explicou que o autoexame é responsável pelo diagnóstico de 80% dos casos de câncer de mama, mas não é a melhor forma de antecipar a identificação da doença.

“Ainda é importante que a mulher se toque, se conheça, mas não em termos de diagnóstico precoce. Uma vez que ela consiga notar algum nódulo ou algum caroço na mama, é porque esse nódulo já estava ali há algum tempo, e se ela tivesse procurado uma assistência especializada antes, com certeza, já teria diagnosticado de uma maneira mais precoce”, esclarece.

Segundo o mastologista, o diagnóstico precoce pode ocorrer por meio de exames como a ultrassonografia, a mamografia para mulheres acima dos 40 anos e a biópsia. Para explicar que existem vários tipos de câncer de mama, dos mais agressivos aos menos invasivos, foram apresentados alguns casos da doença.

A servidora pública Adriana Souza é esposa de bancário e, durante a palestra, teve a oportunidade de saber mais sobre o câncer de mama. “Eu achei muito importante essa iniciativa do sindicato. Já tive um caso de morte por câncer de mama na minha família, mas não sabia que a doença podia ser tão agressiva como vimos aqui na palestra de hoje”, comenta.

 

O tratamento do câncer de mama pode ser feito com cirurgia conservadora ou mastectomia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia.

Alimentação

O mastologista explica que não há como prevenir o câncer de mama, já que a doença se manifesta por uma série de situações. No entanto, ele aponta fatores que podem contribuir para reduzir a incidência como: dieta pobre em gordura, dieta rica em frutas, verduras e cereais, atividade física regular, abstinência de álcool e cigarro, e vida em família.

“É preciso evitar o consumo de alimentos como refrigerantes, açúcares brancos refinados e farinha de trigo branca que favorecem a formação de radicais livres no corpo. Esses radicais livres causam várias doenças, entre elas, o câncer. Então, para a redução da incidência, eu oriento abandonar ainda o refrigerante, o açúcar refinado, a margarida e a pipoca de micro-ondas”, alerta.

Em contrapartida, é indicado o consumo de alimentos antioxidantes, como brócolis, couve-flor, tempero curry, cacau sem açúcar, trigo integral, cereais como quinoa, aveia, amaranto, e várias frutas como romã, morango, goiaba vermelha, laranja, melão, abacaxi, açaí e uva roxa.

Fonte: Adriana Queiroz - SEEB/Campo Grande MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira - MSC


Notícias Relacionadas