Notícias

home » notícias

3 de Outubro de 2018 às 07:39

Mais oito pais bancários são certificados no curso de Paternidade Responsável


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - O Sindicato certificou mais 8 pais bancários para desfrutar da licença paternidade ampliada de 5 para 20 dias. Os novos papais participaram da última etapa do curso de Paternidade Responsável, promovido pela entidade, na quinta-feira (27). A ampliação da licença é mais uma conquista dos bancários, que entrou em vigor em outubro de 2016.

O encontro contou com a palestra da enfermeira Daiane Alessandra de Deus, do BRB Saúde, que abordou o processo desde a gestação ao pós-parto, esclarecendo dúvidas recorrentes dos pais. A enfermeira destacou a importância da participação ativa dos pais em todas as fases. “A responsabilidade por essa nova vida precisa ser compartilhada. Afinal, nasce mais que um bebê, nascem também um pai e uma mãe”, frisa Daiane.
 Para a secretária de Formação do Sindicato, Teresa Cristina, “a cada nova turma, reforçamos como é fundamental a participação do pai neste momento especial. Com as mães em momento mais sensível, é importante se fazer presente”.

O direito está previsto na Lei 13.257/16, sancionada pelo governo Dilma Rousseff em março de 2016, e faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários. Uma antiga luta do Sindicato, a ampliação da licença foi reivindicada logo no mês seguinte à sanção da lei.

Regras 
Para ter direito à ampliação da licença-paternidade, prevista na cláusula 26 da CCT, é necessário que o trabalhador faça o curso na plataforma online, participe da palestra realizada na sede do Sindicato e apresente o certificado do curso ao banco.

Também é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. Isso também vale para casos de adoção (inclusive por casais homoafetivos) de crianças de até 12 anos de idade incompletos. 

O curso
Gratuito para os sindicalizados, o curso tem um custo de R$ 180 para os não associados, e é realizado em duas partes. A primeira é auto-instrucional e a segunda consiste numa palestra do Sindicato.



Fonte: Joanna Alves - Seeb Brasília


Notícias Relacionadas