Notícias

home » notícias

8 de Fevereiro de 2019 às 07:32

Mais 11 papais são certificados pelo curso de Paternidade Responsável do Sindicato


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - O Sindicato certificou, na manhã desta quarta-feira (6) mais 11 papais bancários no curso de Paternidade Responsável, oferecido gratuitamente pela entidade aos sindicalizados. A certificação garante a ampliação da licença paternidade de 5 para 20 dias.

Durante o encontro, coordenado pela secretária de Formação Sindical do Sindicato, Teresa Cristina, os pais puderam trocar experiências sobre um momento tão importante e único na vida. A maioria dos pais da turma certificada vive a experiência da paternidade pela primeira vez.

“Nós, bancários, somos um dos poucos trabalhadores brasileiros a usufruir desse direito ampliado. Esta importante conquista deve ser usada para aproximar os pais dos filhos, facilitando a atuação do pai como agente ativo não apenas nos primeiros dias de vida das crianças, mas por toda a vida”, destaca Teresa.

O direito está previsto na Lei 13.257/16, sancionada pelo governo Dilma Rousseff em março de 2016, e faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários. Uma antiga luta do Sindicato, a ampliação da licença foi reivindicada logo no mês seguinte à sanção da lei.

Regras

Para ter direito à ampliação da licença-paternidade, prevista na cláusula 26 da CCT, é necessário que o trabalhador faça o curso na plataforma online, participe da palestra realizada na sede do Sindicato e apresente o certificado do curso ao banco.



Também é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. Isso também vale para casos de adoção (inclusive por casais homoafetivos) de crianças de até 12 anos de idade incompletos.

O curso Gratuito para os sindicalizados, o curso tem um custo de R$ 180 para os não associados, e é realizado em duas partes. A primeira é auto-instrucional e a segunda consiste numa palestra do Sindicato.

Fonte: Joanna Alves - Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas