Notícias

home » notícias

2 de Abril de 2020 às 16:41

Maioria da categoria bancária está em home office

São mais de 230 mil bancáris trabalhando em casa. Conquista para a saúde e segurança da categoria, se deu após cobrança do Comando Nacional dos Bancários em negociações com a Fenaban


Historicamente na vanguarda da classe trabalhadora brasileira, os bancários não poderiam agir diferente durante o enfretamento da pandemia coronavírus (Covid 19). Mesmo sendo um serviço fundamental para a população, mais de 230 mil bancários estão trabalhando de casa, em sistema de home office. Isto representa 51% da categoria.

“Isto é fruto da estratégia da Comando Nacional dos Bancários, que abriu negociação logo no início da crise e manteve um canal de diálogo permanente, para avançar nas medidas na mesma relação que a doença avança”, afirmou Vinicius Assumpção Silva, vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). “O comitê de crise, que está funcionando desde o dia 16 de março é uma vitória da categoria, pois permite solucionar diversos casos específicos dos bancos”

Dicas para home office

Alguns recursos podem ajudar os trabalhadores a adaptar-se rapidamente a essa nova realidade:

  1. Ache um lugar confortável: Nem todos terão o espaço adequado para trabalhar de casa, mas em uma emergência é necessário improvisar. Uma mesa de altura adequada, uma cadeira em que se sinta confortável. Faça desse local seu escritório. E, se mora com a família, peça que respeitem esse local como seu escritório nos próximos dias.
  2. Faça acordos com familiares: Informe a eles seus horários de trabalho e suas pausas, explique a delicada situação que estamos vivendo e peça respeito ao seu escritório temporário. Se você faz pausas para um cafezinho na empresa, faça o mesmo em casa, mas volte logo à rotina de trabalho para não se distrair em conversas ou problemas familiares que possam tirar seu foco. Se você tem crianças em casa, melhor escolher um cômodo reservado para trabalhar – não se espante se elas não entenderem a situação.
  3. Teste seus recursos de tecnologia: Verifique se o laptop da empresa está devidamente configurado, sua conexão à internet e se recursos como VPN, chats, e-mails estão funcionando com excelência. Se tiver problemas contate logo o help desk de sua empresa.
  4. Mantenha sua rotina diária de trabalho: cumpra seus horários de sempre.
  5. Faça coisas de sua rotina anterior: Tanta notícia ruim, o caos lá fora, isso pode gerar em você um estado de tristeza e até desencadear quadros. O que é possível fazer da rotina que você tinha? Ouvir as músicas de que você gosta quando estava indo para o trabalho? Estudar inglês na hora do almoço? Olhar as redes sociais no fim da tarde? Não deixe que a rotina de trabalho emende com a rotina familiar. Continue fazendo o máximo de coisas possível que te deem prazer.
  6. Faça novas coisas: Se queria começar um curso on-line, agora talvez com a economia de tempo no trânsito você tenha finalmente espaço na agenda.
  7. Siga todas as instruções de saúde e segurança, pois seu desafio agora é um pouco mais complicado – manter você e os outros seguros e saudáveis e continuar fazendo com que a empresa funcione da melhor maneira possível, porque afinal, as empresas são as pessoas.


    Fonte: Contraf-CUT

Notícias Relacionadas