Notícias

home » notícias

13 de Junho de 2019 às 07:55

Luta leva ao encerramento do projeto do Santander de “orientação financeira”


Crédito: SEEB/BSB
Sindicato realiza ato no Santander contra abertura de agência aos sábados

Brasília - O banco Santander entrou em contato com a representação dos trabalhadores na sexta-feira (7) e comunicou o encerramento antecipado do projeto de “orientação financeira”, com bancários trabalhando “voluntariamente” aos sábados.

Na quinta-feira (6), o projeto já havia sido descontinuado em nove das 29 agências com atendimento programado. A proposta inicial era encerrar o projeto no dia 29 de junho.

Sábado (8) foi o sexto dia para o qual os bancários foram escalados para trabalhar “voluntariamente” para seu empregador. Mas, novamente, diante dos protestos realizados pelos sindicatos Brasil afora na frente das agências, os “voluntários” foram dispensados na maior parte das agências. 

Nas atividades, os dirigentes também esclareceram os “voluntários” sobre os riscos aos quais ficam expostos ao trabalhar “voluntariamente” para seu próprio empregador aos sábados.

Manter a atenção

A coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Maria Rosani, destacou a importância da luta do movimento sindical. “O encerramento antecipado do projeto é uma grande vitória do movimento sindical, mas precisamos ficar alertas. O banco já nos mostrou que, a qualquer momento, pode aparecer com alguma ‘novidade’ que interfira no cotidiano de trabalho dos bancários, sem sequer nos comunicar”, disse.

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico dos bancários do Santander estabelece em sua cláusula 35 que as demandas do banco e dos empregados inerentes à relação de trabalho devem ser tratadas no Comitê de Relações Sindicais.

Da Redação com Contraf-CUT


Notícias Relacionadas