Notícias

home » notícias

24 de Novembro de 2017 às 09:29

Livro da Comissão da Verdade é lançado em audiência na Câmara


Brasília - O auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados foi o palco escolhido para o lançamento do livro 'A verdade sobre a escravidão negra no DF e Entorno', na terça-feira (21), durante audiência pública. 

O lançamento da obra, que já está disponível virtualmente no portal da entidade, foi prestigiado por quilombolas da região, além de representantes do movimento negro e estudantes de escolas públicas da capital.

“Apresentar essa obra na casa do povo foi emocionante e necessário. Estar aqui é mostrar a nossa verdadeira história, contada e registrada por nós", avaliou Jeferson Meira, vice-presidente da CVN.

Presidida pela deputada federal Erika Kokay, a audiência pública contou a apresentação do relatório final pelo relator da Comissão, Mário Theodoro. “É um prazer fazer parte dessa obra que resgata nossa trajetória de forma clara e verdadeira. Esse é um passo ideal para contarmos nosso passado e construir um futuro mais justo”, afirmou Mário.

Durante a cerimônia, a deputada, que também é empregada da Caixa e ex-presidenta do Sindicato, leu diversos depoimentos dos membros da CVN, que trabalharam voluntariamente por meses na construção desse importante documento. "Um dos encontros mais emocionantes que presenciei. Em iniciativas como essa podemos recuperar nossa fé em dias melhores para todos os povos. Parabéns aos envolvidos", disse Erika Kokay.

O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, destacou a importância de se resgatar a memória do povo negro da região para que haja autonomia para contar as próprias histórias e garantia de reparação pelos danos causados pela escravidão das pessoas negras. “O Sindicato sempre atua apoiando as minorias e os vulneráveis. Esse trabalho certamente foi um dos que mostraram o quanto ainda temos que trabalhar para promover a igualdade”, concluiu ele.

Intitulado 'A verdade sobre a escravidão negra no Distrito Federal e Entorno', o livro já está disponibilizado na íntegra no site do Sindicato, para leitura. Acesse aqui.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas