Notícias

home » notícias

10 de Janeiro de 2019 às 16:45

Haddad diz que reforma da Previdência deveria começar pelos militares


247

O ex-prefeito Fernando Haddad defendeu nesta quinta-feira, 10, que os militares sejam os primeiros a entrarem na reforma da Previdência que deverá ser apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro. 

 "Reforma dos sistemas previdenciários deveria focar inicialmente privilégios dos regimes próprios, incluindo militares, até para legitimar ajustes do regime geral. 'Governo estuda excluir afastamento por doença de cálculo para aposentadoria'", escreveu Haddad pelo Twitter, ao compartilhar notícia em que o governo avalia excluir auxílio-doença do calculo da aposentadoria. 

Levantamento do TCU de 2017 mostra que as regras para os militares brasileiros receberem seus benefícios previdenciários são mais generosas do que as normas impostas em outros países, como os Estados Unidos e o Reino Unido, onde eles nem recebem o benefício integral; militares do Reino Unido e dos EUA não recebem benefício integral e britânicos têm idade mínima, aponta TCU (leia mais).

Vários militares do governo Bolsonaro já se manifestaram contra reforma da Previdência no âmbito militar. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, disse que os militares estão "excluídos da reforma da Previdência" porque possuem uma carreira diferenciada das demais.

"As Forças Armadas são um seguro caro que toda nação forte tem que ter. Temos uma proteção para essas especificidades da carreira. Se o nome é reforma da Previdência não estamos nela", disse o general em entrevista ao jornal Valor Econômico.

O vice-presidente Hamilton Mourão, general da reserva, disse que os militares devem aposentadoria diferenciada. "O sistema é diferenciado por característica da profissão. Os militares não precisam de PEC. O presidente pode mexer por lei. Acredito que [o assunto] vai ser tratado de forma separada", disse Mourão.

  

Fernando Haddad
 
@Haddad_Fernando
 
 

Reforma dos sistemas previdenciários deveria focar inicialmente privilégios dos regimes próprios, incluindo militares, até para legitimar ajustes do regime geral.
“Governo estuda excluir afastamento por doença de cálculo para aposentadoria” https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/01/governo-estuda-excluir-afastamento-por-doenca-de-calculo-para-aposentadoria.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=comptw 

Governo estuda excluir afastamento por doença de cálculo para aposentadoria - 09/01/2019 - Mercado...

No plano de passar um pente-fino nas regras do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), a equipe econômica do ministro da Economia, Paulo Guedes, estuda dificultar o acesso à aposentadoria para...

folha.uol.com.br
 
1.395 pessoas estão falando sobre isso
 

Notícias Relacionadas