Notícias

home » notícias

19 de Julho de 2019 às 08:01

GREVE GERAL: Banco do Brasil também é obrigado a devolver desconto da paralisação


Crédito: SEEB/PA

Belém PA - Assim como no Banco da Amazônia, a Justiça do Trabalho determina que o Banco do Brasil “se abstenha de adotar procedimentos que considerem como faltas injustificadas as ausências de seus funcionários ocorridas no dia 14 de junho – Greve Geral. (…)”, diz  a sentença.

Ainda de acordo com a juíza titular do trabalho, Vanilza de Souza Malcher “na hipótese de já ter ocorrido os descontos salariais, condeno o réu em alterar os registros de seus funcionários que se ausentaram do serviço considerando este dia como falta justificada, (…) bem como na obrigação de pagar, até o próximo pagamento de salário, o dia descontado”.

“É com alegria que compartilhamos mais uma vitória da categoria na Justiça do Trabalho referente ao desconto do dia da Greve Geral, em 14 de junho, em todo o país. A nossa luta é legítima e justa e não nos calaremos diante das ameaças dos bancos, principais interessados nessa ‘reforma’. A batalha pelo direito a uma aposentadoria digna não acabou e estaremos nas ruas resistindo quantas vezes for preciso em favor da aposentadoria”, afirma o presidente do Sindicato e bancário do BB, Gilmar Santos.

Na defesa, a assessoria jurídica do Sindicato ressalta o cumprimento de todos os requisitos estabelecidos pela Lei de Greve (7.783/89): assembleia geral de adesão à greve e edital de aviso de greve publicado em jornal de grande circulação.

Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 50.000,00 por mês.

 Greve Geral

Milhares de trabalhadores e trabalhadoras aderiram à greve geral convocada pelas centrais sindicais, em todo país, como protesto contra a “reforma” da previdência de Bolsonaro e em defesa do direito à aposentadoria, à previdência pública e ao sistema de seguridade social solidário. A categoria bancária teve papel de destaque nessa mobilização e garantiu a paralisação de diversas agências de bancos públicos e privados durante todo o 14 de junho, que entrou para a história da luta de classes no Brasil.

No Pará a categoria bancária participou ativamente de diversas ações da greve, em todo o estado. Em Belém, a concentração dos bancários e bancárias foi nos corredores financeiros das Avenidas Presidente Vargas e Nazaré, com mobilizações em frente às agências e sedes administrativas das agências bancárias.

Em Marabá, além de garantir a paralisação das unidades bancárias, a categoria fortaleceu a manifestação unificada que teve concentração em frente ao prédio do INSS. O mesmo ocorreu em Santarém, onde a manifestação unitária concentrou na Praça São Sebastião. Outras cidades que informaram manifestações com participação de bancários e bancárias foram Redenção, Ourilândia do Norte e Capanema.

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas