Notícias

home » notícias

5 de Abril de 2014 às 18:30

Gestão avança nas lutas e na organização das entidades da categoria


 
.
 (Campo Grande-MS) - Uma gestão que contribuiu para avançar na participação e na organização das entidades da categoria e nas lutas da classe trabalhadora. Assim, o presidente José Avelino definiu os três anos de atuação da diretoria da Fetec-CUT/CN, que foi eleita em abril de 2011.  Ele apresentou o balanço de gestão no início da noite deste sábado (05), no segundo dia de programação do 9º Confetec-CUT/CN, em Campo Grande. Em 24 anos de existência, este é o primeiro congresso que se realiza fora de Cuiabá. Segundo Avelino, sua gestão inaugurou um novo período de descentralização, com visitas a todos os doze sindicatos filiados, reuniões da direção executiva e encontros nos outros estados que compõem a Federação. Além disso, inaugurou escritório na região Norte, instalado em Belém, e contratou assessoria jurídica. 
 

Nestes três anos, a unidade e a solidariedade cutista ganhou força, impedindo que a oposição crescesse ou  vencesse eleição em qualquer um dos 12 sindicatos filiados à Fetec-CUT/CN. Houve pela primeira vez encontros de bancos privados e de mulheres bancárias do Centro-Norte. A Federação passou a ter representantes no coletivo de mulheres da Contraf. Cinco bancárias da região Centro Norte participam da direção da Confederação nacional.

 

Maior representatividade

 

A categoria bancária aumentou sua participação nas entidades representativas dos trabalhadores na região Centro Norte. Bancários presidem, por exemplo, a Fenae (Federação Nacional de Apcefs), três seções estaduais da CUT (Brasília, Mato Grosso e Rondônia) e integram todas as direções executivas estaduais da Central.  Participam ainda da direção nacional da CUT (Jacy Afonso e Daniel Gaio) a ainda compõem, eleitos por suas bases, as diretorias e os conselhos de fundos e caixas de assistência, como Cassi, Previ, Funcef e Saúde Caixa.

Integram ainda todas as comissões de empresas e temáticas que assessoram a Contraf-CUT. Dirigentes bancários do Centro Norte correspondem a 25% dos integrantes do Comando Nacional dos Bancários, que conduzem a campanha unificada da categoria.

Segundo Avelino, a ação da Fetec-CUT/CN se estendeu até na ajuda para a fundação de sindicatos de securitários em dois estados (TO e RO), contribuindo para a futura construção de federação da categoria.

 

Na linha de frente

 

“Não nos omitimos quando foi necessário combater os ataques do empresariado aos nossos direitos e conquistas. Estivemos presentes, por exemplo, nas ações contra o PL 4330, que precariza e flexibiliza as relações do trabalho. Todos os sindicatos filiados à Fetec-CUT/CN mandaram representantes nas atividades para barrar o projeto de lei”, lembrou José Avelino.

No campo político, contatou-se avanço com eleição de bancários para cargos parlamentares. Podemos citar, por exemplo, três vereadores (José Uilton, em Porangatu; Arilson da Silva, em Cuiabá, e o ex-governador Zeca do PT, em Cuiabá) e três deputados federais (Erika Kokay e Geraldo Magela, ambos do DF, Vander Loubert, do MS).

 

Fonte: Fetec-CUT/CN - Robinson Sasaki  

Notícias Relacionadas