Notícias

home » notícias

10 de Setembro de 2018 às 15:11

Fundo de Pensão dos Empregados do BRB - Regius realizará eleição suplementar


Crédito: Reprodução

Brasília - A Regius, fundo de pensão dos empregados do BRB, publicou edital para a realização de eleição suplementar para uma vacância no Conselho Deliberativo da entidade. A vaga destina-se ao cumprimento do período que resta do mandato em curso, que se expira em junho de 2019, ocasião em que serão realizadas eleições para todos os cargos, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria.

A vaga surgiu em função da renúncia da conselheira eleita Nilza Rodrigues Gomes, que assumiu a presidência da entidade em agosto passado, indicada pelo patrocinador Banco de Brasília. Nilza era suplente da conselheira eleita Terezinha Machado Cruz, que havia renunciado anteriormente, e passou então a ocupar a vaga, que agora está sem ocupante. Como a lei determina a paridade no Conselho Deliberativo, hoje os participantes estão em minoria, pois contam com apenas dois conselheiros eleitos, motivo pelo qual está sendo realizada esta eleição.

Conforme calendário divulgado pela Comissão Eleitoral, que conta com um representante do Sindicato dos Bancários, Ivan Amarante, as inscrições de candidaturas ocorrerão de 10 a 12 de setembro, e a eleição será entre 26 e 29 de setembro.

Assim como a eleição para o Conselho de Administração do BRB ocorrida recentemente, a eleição para a Regius é uma conquista do movimento sindical, que lutou arduamente para assegurar a presença de conselheiros e diretores eleitos pelos participantes na gestão dos fundos de pensão.

O Sindicato chama a atenção para a importância de verificar se as candidaturas realmente representarão os participantes, até mesmo para evitar situações como esta, de ocorrer vacância por causa da renúncia de alguém eleito pelos participantes para ocupar cargo por indicação do patrocinador, o que por si só representa uma contradição e um paradoxo. 

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas