Notícias

home » notícias

11 de Junho de 2019 às 07:36

Fórum em defesa das estatais do DF se reúne com a deputada Erika Kokay


Crédito: Divulgação

Brasília - Representantes do Fórum em Defesa das Estatais do DF se reuniram na sexta-feira (7) com a deputada federal e bancária Erika Kokay (PT-DF). Estiveram presentes representantes do BRB, da CEB e do Metrô. Os representantes da CAESB não puderam comparecer.

Os representantes do Fórum solicitaram à deputada que convocasse uma audiência pública no Câmara Federal em defesa das estatais do DF. A deputada prontamente aceitou a solicitação, cuja data deverá ser definida já na próxima quarta-feira (12).

A deputada afirmou que buscará uma reunião com a OAB-DF visando à discussão sobre o impacto para o DF da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) do último dia 6, que desobrigou o Executivo de buscar autorização parlamentar para a venda de subsidiárias das estatais. Caso o entendimento do Supremo se aplique automaticamente ao DF, empresas como a BRB Card, Corretora de Seguros BRB, Financeira BRB, BRB DTVM e Ativos poderiam ser vendidas pelo GDF sem necessidade de discussão na Câmara Legislativa e sem necessidade também de licitação.

Outra sugestão discutida com a deputada foi a inclusão de toda a bancada federal do DF (oito deputados federais e três senadores), na discussão. Assim, a deputada se comprometeu em discutir e defender junto à bancada uma reunião com os representantes do Fórum, para que estes mostrem o dano que pode ser causado à sociedade a privatização de qualquer estatal do DF.

“A bancária e deputada Erika Kokay sempre esteve ao nosso lado na defesa intransigente das empresas públicas e dos trabalhadores, tanto do DF quanto nacionais. Neste momento agudo de ataques contra os interesses da sociedade, com uma pauta exclusivamente privatista, e ainda com a recente e desastrosa decisão do STF sobre privatização, precisamos somar forças na defesa de nossas estatais, sejam elas controladoras, sejam subsidiárias. Estas empresas são de toda a sociedade, e sua perda será um dano irreparável a todos”, comenta o presidente eleito do Sindicato dos Bancários, Kleytton Morais, que esteve na reunião com a deputada.

Também estiveram presentes à audiência, representando o BRB, os empregados Samantha Souza, pelo Sindicato dos Bancários no Fórum, e André Matias (ambos diretores da Fetec-CUT/CN), além de Antonio Eustáquio, da direção do Sindicato.

Assim que for agendada a audiência pública na Câmara Federal, o Sindicato fará farta divulgação, pois assim como fizemos na Câmara Legislativa no último dia 9 de maio, precisamos lotar as galerias da Câmara dos Deputados para mostrar nossa disposição de luta.

SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas