Notícias

home » notícias

23 de Setembro de 2020 às 07:37

Finep ignora CCT e emperra negociações com proposta de reajuste zero e rebaixamento de direitos


Já na terceira rodada de negociação com os sindicatos e a associação dos empregados, realizada na última sexta-feira (18), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) não atendeu a um único item da pauta de reivindicações e explicitou seu propósito de impor reajuste zero e de inserir novas cláusulas com restrições à PLR, ignorando por completo a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada com a Fenaban.

Além de arrocho salarial e rebaixamento da PLR, a Finep propôs que o acordo coletivo seja anual, numa clara tentativa de desvincular as negociações da Campanha Nacional dos Bancários e dos direitos e conquistas obtidos pela categoria em acordo com validade por dois anos.

“Essa proposta apresentada pela Finep é no mínimo desrespeitosa com os empregados, pois espera-se que no mínimo acompanhe a categoria bancária nos itens básicos como reajuste e validade do acordo”, diz Rafaella Gomes, diretora do Sindicato que participou da mesa de negociação de sexta-feira, juntamente com a secretária Social e Cultural do Sindicato, Talita Régia.

A rodada de negociação contou também com a participação de dirigentes dos sindicato do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Ceará, além de representantes da Associação dos Empregados da Finep (AFN).

A proposta da Financiadora foi rejeitada por unanimidade entre as representações dos trabalhadores. As entidades cobraram dos representantes patronais a formalização do que colocaram em mesa de negociação, visando maior clareza das propostas, especialmente em relação ao item PLR, cuja redação foi considerada muito confusa.

Os sindicatos e a AFN exigem real negociação dos itens da pauta e aplicação dos reajustes salariais e das regras da PLR estabelecidas pela CCT. “Desrespeitos e rebaixamentos, NÃO”, bradam as entidades.

Da Redação


Notícias Relacionadas