Notícias

home » notícias

3 de Junho de 2017 às 12:57

Financiários encerram 2º Congresso Nacional com aprovação de pauta de reivindicações sociais

Principais eixos da campanha serão bolsa educacional e qualificação profissional. Financiários também têm acordo de dois anos e 1% de aumento real em 2017


Após três dias de debates, a 2ª Conferência Nacional dos Financiários foi encerrada neste sábado 3 de junho em São Paulo, com a aprovação das principais bandeiras sociais e políticas da campanha deste ano, que terá como destaque  as reivindicações de bolsa educacional e qualificação profissional. Assim como aconteceu com os bancários, o reajuste dos salários será de 1% acima da inflação, conforme acordo da campanha do ano passado. A pauta será encaminhada às financeiras em data ainda a ser definida.

“Além da bolsa educacional e da qualificação profissional, também aprovamos as reivindicações de abrangência e unificação da data-base, buscando a construção do ramo financeiro, eleição de delegado sindical,a ampliação do quadro de avisos pra que possamos ter o direito de publicar informações do Sindicato na intranet das empresas e emissão de carta detalhada sobre motivação de dispensa”, informa Talita Régia, diretora da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), funcionária da Cooperforte em Brasília.

Os financiários também levantaram no Congresso a importância dos sindicatos atualizarem os seus estatutos. Ficou decidido que a Contraf-CUT irá encaminhar a proposta para o relatório e dará o seu parecer jurídico, se necessário. “Cada sindicato tem autonomia de fazer a reforma estatuária”, explicou Jair Alves, coordenador das financeiras.

A necessidade de mapear as financeiras também foi ressaltada. “Vamos, junto com o Dieese, levantar informações sobre todos os financiários, saber como estão e suas características, e fazer um estudo com o perfil de cada um, assim como foi feito com os bancários, para apresentar na próxima conferência”, afirmou Jair.

Também serão colocadas no relatório a divulgação das informações para os financiários via intranet, uma vez que não se usa mais quadro de avisos nas empresas, e a criação de um jornal específico para os financiários.

No caso de demissão, os participantes defenderam o envio de uma carta pelo empregador com a justificativa do desligamento do trabalhador. “Vamos colocar na minuta, como cláusula prioritária, a apresentação da carta com os motivos incentivados da demissão”, disse Katlin Salles, diretora do Sindicato dos Bancários de Curitiba.

Ao final do evento, Katlin afirmou que todas as propostas serão encaminhadas para as federações. “Vamos encaminhar todos os apontamentos, novas estratégias e alterações da minuta e em duas semanas encaminharemos para as federações o que tiramos daqui.”  Para Jair Alves, a criação do grupo é fundamental para dar prioridade nas ações. “Foi importante montar esse grupo de financiários e vamos tentar fortalecer para que possamos ter cada vez mais informações”, finalizou.

Leia mais sobre o Congresso:

˃ Financiários debatem ações para combater terceirização e melhorar condições de emprego para a categoria

˃ Conjuntura política e econômica do Brasil encerra segundo dia da 2ª Conferência Nacional dos Financiários

˃ Dieese expõe balanço e situação de empregos nas financeiras na 2ª Conferência Nacional dos Financiários

˃ Financiários discutem novas ações para o segmento

 

Fetec-CUT/CN , com Contraf-CUT


Notícias Relacionadas