Notícias

home » notícias

23 de Agosto de 2018 às 13:44

Fim da incorporação de função no BRB é determinação do GDF


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Na sétima rodada de negociações com o Sindicato para a renovação do acordo coletivo, o BRB, repetindo a postura de rodadas anteriores, insistiu na contraproposta de retirar a cláusula de incorporação de AG/FG para os funcionários com 10 anos ou mais de exercício no cargo.

“Está claro que a decisão de retirada da incorporação de função vem do GDF, que teria orientado o fim desta possibilidade em qualquer setor do governo que a praticasse”, afirma Daniel de Oliveira, diretor do Sindicato. “Este governo, que descumpriu lei que mandava reajustar os salários, conforme aprovado pela CLDF, quer determinar também a retirada de direitos dos empregados do BRB. O Sindicato ressalta que, além de ter um acordo coletivo próprio, o banco gera seu próprio orçamento, sem depender de um centavo dos cofres públicos”, complementa Daniel.

Além de nova negativa do banco quanto à incorporação, o banco negou também a redução da taxa de juros do cheque especial dos atuais 3,2% ao mês para 1,5% ao mês. O Sindicato mais uma vez expressa sua indignação diante de mais esta negativa, lembrando que o custo de captação do dinheiro está em torno de 6,5% ao ano, e este crédito para os empregados tem risco zero, o que permite perfeitamente ao banco reduzir drasticamente a taxa para seus empregados. A reivindicação apresentada representa uma taxa próxima a 20% ao ano, mais de três vezes o que o banco paga para captar.

Foi discutido ainda sobre a PLR para o ano de 2019, e o banco concorda com a manutenção do mesmo modelo hoje praticado, sem alteração. O Sindicato reivindicou ainda que o banco discrimine, no pagamento do benefício, a composição das suas verbas, e o BRB vai verificar essa possiblidade.

Após estes itens, banco e Sindicato passaram a revisar a redação para um futuro acordo, das cláusulas vigentes hoje, que não foram objeto de impasse nas discussões. Quanto àquelas cuja discussão gerou impasse, o debate sobre elas ocorrerá na próxima rodada de negociação, nesta sexta-feira (24).

“O Sindicato exorta à diretoria do BRB para que saia desta postura de retirada de direitos e negativas, e apresente propostas concretas para as reivindicações dos empregados. Não aceitamos perda daquilo que já temos. O que buscamos são avanços, e não retrocessos”, finaliza Samantha Sousa, diretora da Fetec-CUT/CN.

Também estiveram na negociação os bancários do BRB e diretores do Eustáquio Ribeiro, do Sindicato, e os da Fetec-CUT/CN Cida Sousa e Ivan Amarante.

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas