Artigos

home » Artigos

6 de Março de 2017 às 20:21

Fim da categoria bancária?


Crédito: Wilson Dias

* Por Talita Régia

Em uma semana onde o futuro da categoria bancária será definido na Câmara Federal, com a votação do PL4302/98, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que libera a terceirização e subcontratações ilimitadas (inclusive na atividade fim - principal - das empresas), e com a realização do Congresso Extraordinário da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) que em sua pauta, entre outros assuntos, debaterá alterações estatutárias, me pergunto: será que o fim da categoria bancária está próximo?

A pergunta sobre o futuro da categoria bancária se torna real ao termos a possibilidade, com a aprovação do PL4302/98, de legalização das fraudes trabalhistas praticadas pelas instituições financeiras. Tais práticas irregulares ocorrem por meio da terceirização da atividade fim, das quarteirizações e outros tipos de subcontratações, inclusive com a criação de outras categorias profissionais com o objetivo de burlar as convenções coletivas dos Bancários e dos Financiários.

Em virtude da votação deste nocivo projeto e das propostas que compõem as temerosas Reformas Trabalhista e Previdenciária, entendo ser essencial no congresso da Contraf-CUT:

- O fortalecimento dos princípios e ação CUTista, inclusive não tendo nenhuma alteração estatutária que descumpra o estatuto da CUT.

- Também torna-se necessário o debate sobre a inclusão das diversas categorias profissionais que compõem o ramo financeiro, dentro de nossa estrutura sindical, com uma política efetiva de atuação nas entidades de base que representa e defenda os interesses destes trabalhadores.

- E definir ações concretas para potencializar a luta junto com a Central Única dos Trabalhadores, em especial com a Estadual de Brasília, contra o PL4302/98, o PLC 30, as demais proposta da Reforma Trabalhista e contra a vergonhosa Reforma da Previdência.

A atual conjuntura exige uma atuação sindical mais efetiva e ousada, pautada na comunicação, formação e muito trabalho de base. Espero que nesta semana decisiva para a categoria bancária tenhamos capacidade para atuar com a eficácia necessária contra o PL4302/98 e ousadia para realizar um congresso que seja pautado por melhorias e avanços na organização e estratégia de luta dos trabalhadores do ramo financeiro e da classe trabalhadora.

 

Talita Régia, Trabalhadora de cooperativa de crédito e diretora da Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas