Notícias

home » notícias

26 de Maio de 2020 às 16:59

Fetec-CUT/CN pede ao presidente da Câmara arquivamento do PL da grilagem

PL 2633, que regulariza terras ocupadas ilegalmente por grileiros interessados em áreas de proteção ambiental, tramita a toque de caixa e sem debate na sociedade


A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), por considerar que o PL 2633/2020 representa a legalização da grilagem de terras e um passo inadmissível rumo à destruição da legislação ambiental no Brasil, faz um apelo ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que retire da pauta de votação da Casa o projeto de lei, que substitui a MP 910/2019.

Apoiado pela bancada do agronegócio e pelo governo Bolsonaro, o PL regulariza enormes extensões de terras ocupadas ilegalmente por grandes grileiros interessados em áreas de proteção ambiental, o que certamente conduzirá ao desmatamento de grandes áreas florestais, a destruição da natureza e a deterioração da vida no planeta.

O projeto de lei foi apresentado no meio da maior crise sanitária dos últimos cem anos e está tramitando na Câmara a toque de caixa, o que impede que seja debatido pela sociedade brasileira.

A pressa com que o governo e o agronegócio querem aprovar o PL confirma a intenção manifestada pelo ministro Ricardo Salles na famigerada reunião ministerial de 22 de abril: "A oportunidade que nós temos, que a imprensa está nos dando um pouco de alívio nos outros temas, é passar as reformas infralegais de desregulamentação, simplificação. Então, para isso, precisa ter um esforço nosso aqui enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de covid-19, e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas”.

O PL 2633 trará prejuízos irreparáveis para o meio ambiente e significa uma ameaça às futuras gerações. Colocá-la em votação neste momento grave é endossar um crime premeditado pelo qual o presidente da Câmara será responsabilizado para sempre.

Por isso, a Fetec-CUT/CN, que representa os bancários das regiões Norte e Centro-Oeste, pede o arquivamento do PL, ciente de que este é um momento de unir esforços para combater os impactos da pandemia e proteger a saúde das pessoas e do planeta.


Notícias Relacionadas